Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

O dia e a noite dos museus no Porto
13-05-2016

Os museus do Porto estarão em festa entre 15 e 21 de maio. Serão mais de cem atividades que permitirão ficar a conhecer melhor os museus, o património e as memórias da cidade. Um programa que apresenta iniciativas para todas as idades, entre as quais oficinas, concertos, visitas guiadas e circuitos culturais.

 

Esta iniciativa inclui a comemoração do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, e da Noite Europeia dos Museus, a 21 de maio, datas celebradas internacionalmente para dar relevo à importância dos museus na sociedade contemporânea. Este ano o tema global é Museus e Paisagens Culturais.

 

Entre as atividades propostas destaque para uma encenação sobre a vida de Almeida Garrett pelo Rancho Folclórico do Porto, no dia 21, no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha; a visita guiada a partir das pinturas de paisagens de autores naturalistas e a música inspirada nas jóias de Marta Ortigão Sampaio, na Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, também no dia 21; e ainda, no mesmo dia, uma tarde musical, com alunos do Conservatório de Música de Jobra, na Casa Museu Guerra Junqueiro.

 

O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo Conselho Internacional de Museus pretendendo dar visibilidade e voz aos museus e ao papel que desempenham na sociedade atual. A cada ano é escolhido um tema de reflexão que permita uma discussão alargada sobre distintos pontos de vista. Este ano o tema recai na interligação entre museus e paisagens culturais, o qual será abordado de formas muito diversas pelos museus portuenses.

 

A Noite Europeia dos Museus foi criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação. Os museus portuenses associam-se, mais uma vez, a esta iniciativa.