Sociedade

O Dia da Mulher no Porto será mais florido este ano

  • Notícia

    Notícia

#fib_deambulacao_perfomativa_05.jpg

Esta quarta-feira, 8 de março, celebra-se o Dia da Mulher e a data será assinalada com várias atividades de homenagem ao público feminino integradas no programa da Semana das Camélias. 

Em 2017, o Dia Internacional da Mulher chega ao Porto enquanto decorre uma semana de programação na cidade dedicada à camélia. A data será, por isso, comemorada com um conjunto de atividades centradas na flor, todas com participação livre e dirigidas especialmente ao público feminino. 

O principal destaque vai para a festa "Evocação Feminina", que terá lugar na Cooperativa Árvore a partir das 16 horas. A celebração inclui uma oficina de origami (às 16 horas), uma demonstração da técnica de vestir um kimono (às 17 horas), uma sessão de dança tradicional japonesa (às 17,30 horas) e, finalmente, uma cerimónia de degustação de um chá, preparado a partir de folhas de Camellia sinensis (às 17,45 horas).

Apesar de gratuitas, todas estas atividades têm um número limite de vagas, pelo que requerem inscrição, através do email dmj@cm-porto.pt.

No Passeio das Virtudes, no Largo Amor de Perdição e na Rua das Flores, haverá "dispensadores de palavras e flores" a deambular ao longo de toda a tarde, oferecendo ao público feminino palavras que soam a flores.

Mas o dia terá ainda mais duas propostas de acesso livre, enquadradas na programação alusiva às camélias. Às 10,30 horas, o Museu da Misericórdia do Porto apresenta a oficina de arranjo floral "Ikebana com Camélias", também de inspiração nipónica (inscrição: publicos@mmipo.scmp.pt). E, às 14 horas, é a vez de o Museu Nacional Soares dos Reis oferecee uma visita guiada para conhecer a "Guarnição de Corpete", uma peça da sua coleção com representação artística de flores ((inscrição: dmj@cm-porto.pt).

A Semana das Camélias do Porto é uma organização da Câmara do Porto, em conjunto com a Associação Portuguesa de Camélias.