Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

O circo do Coliseu Porto, "Novo desde 1941", chega à cidade nesta sexta-feira
12-12-2019

Poderíamos escrever aqui mil palavras e por mil vezes não seriamos capazes de transmitir a verdadeira magia, a entrega e a paixão por parte dos artistas nacionais e estrangeiros que se apresentam no privilegiado palco do Coliseu Porto Ageas a partir de amanhã, sexta-feira, às 21 horas.


O Circo Coliseu Porto apresenta até 1 de janeiro um total de 13 sessões abertas ao público, incluindo uma no dia 25 de dezembro, às 17 horas, e outra no Dia de Ano Novo, também às 17 horas. Há ainda cerca de 30 sessões privadas para escolas e empresas que escolhem fazer as suas festas de Natal no Circo do Coliseu.


Esta arte milenar, a arte circense, a todos convida, miúdos e graúdos, para entrar no limbo da "circunferência", que reúne no Coliseu Porto Ageas artistas premiados e números em estreia absoluta oriundos de países como a Rússia, Canadá, Tajiquistão, Finlândia, Ucrânia e Portugal, nas especialidades de malabarismo, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, ou na arte de fazer rir com os palhaços.

A novidade deste ano é a apresentação inédita do Duo Samara. Vindas diretamente da Etiópia para o Porto, com uma performance de contorcionismo, Sara Kebede e Shewaye Tarekegn começaram na sua terra natal - a Etiópia - com o projeto Circo Social, destinado a jovens em risco e em situação de vulnerabilidade económica. O êxito do projeto resultou na formação de trupes de alto nível que se apresentam regularmente no circuito dos melhores festivais de circo internacionais.


A festa mais aguardada desta época natalícia apresenta os Dynamic Four, vindos do norte de Portugal: Frederico Silva, Henrique Piqueiro, Henrique Silva e Miguel Silva. Este quarteto tem origem num dos mais interessantes projetos de circo do país, que junta a SALTO International Circus School e o ACRO Clube da Maia, ginásio que tem formado campeões de ginástica capazes de conquistar medalhas em Campeonatos Europeus, Campeonatos do Mundo, Taças do Mundo e, pela primeira vez neste ano, nos Jogos Europeus de Minsk.

Preparem-se também para estremecer com o canadiano de origem vietnamita Laurence Tremblay-Vu, que se pendura de cabeça para baixo e dança sobre o abismo, a seis metros de altura, desafiando as leis da gravidade. No seu currículo figuram projetos com o Cirque du Soleil ou a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, além de variados prémios, entre os quais a Medalha de Prata deste ano no 40.º Festival Mondial du Cirque de Demain. 

Da Finlândia, as intrépidas Wise Fools sobem ao Trapézio Triplo para partilhar com o público um número único.

Mukhamadi Sharifzoda chega ao Porto vindo do Tajiquistão para apresentar, em estreia nacional, o espetáculo que lhe valeu o prémio da crítica do importante Festival Internacional del Circ Elefant d'Or 2019.

Da companhia internacional deste ano da Festa do Circo no Coliseu Porto faz também parte Kostiantyn Korostylenko, que tem apenas 19 anos, mas domina como poucos a arte do ballet clássico e do malabarismo, o que lhe valeu neste ano o prémio Alexandra Bouglione no 40.º Festival Mondial du Cirque de Demain.

Como não podia deixar de ser, "o melhor espetáculo de circo do país" mostra ainda que a arte circense continua arrojada e mais excitante do que nunca, com os Daring Guys a fazerem saltos mortais em equilíbrio numa barra russa.

Além de todos esses atrativos, um circo sem a magia dos palhaços não seria a mesma festa. Por isso, o ídolo de todas as crianças vem da Ucrânia: o palhaço Konstantin tem quatro números diferentes para mostrar e para encantar o público presente.

Os portugueses Mala da Suévia Tisch, vindos de Braga, têm a missão de preparar o palco para que todos os artistas possam atuar convenientemente. Trabalhar a brincar é o lema desta "equipa técnica do Coliseu", também conhecida como Staffimbancos.

Os bilhetes custam entre €8 e €18, sendo que crianças até aos 12 anos de idade têm 50% de desconto.

Confira aqui as datas e horários das sessões abertas ao público:

6.ª feira, 13 de dezembro - 21h00
sábado, 14 de dezembro - 21h00
domingo, 15 de dezembro - 17h30
5.ª feira, 19 de dezembro - 15h00
6.ª feira, 20 de dezembro - 15h00
domingo, 22 de dezembro - 17h30
Dia de Natal, 25 de dezembro - 17h00
5.ª feira, 26 de dezembro - 15h00
6.ª feira, 27 de dezembro - 15h00
sábado, 28 de dezembro - 17h30 e 21h00
domingo, 29 de dezembro - 17h30
Dia de Ano Novo, 1 de janeiro - 17h00