Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

O cinema fantástico está de regresso ao Porto a partir desta segunda-feira
17-02-2017

O Fantasporto está de regresso a partir desta segunda-feira ao Teatro Municipal Rivoli. Até 5 de março, o festival vai exibir 130 filmes inéditos de 35 países, incluindo 55 produções nacionais. A secção competitiva desta 37ª edição abre a 24 de fevereiro com o filme "The Age of Shadows", de Jee-woon Kim.

 

Subordinado ao tema "o cinema dos nossos tempos", a 37ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto arranca esta segunda-feira, no Teatro Rivoli, com "The swordsman of all swordsmen", do realizador Joseph Kuo, e "Malditos Sean", de Fábian Forte, no âmbito do Pré-Fantas.

 

Ao longo das próximas duas semanas, o festival exibe 130 filmes inéditos de 35 países, incluindo 55 produções nacionais, num total de mais de 200 horas de projeção que vão mostrar não só a história contemporânea, como retrospetivas do cinema fantástico e oriental. A organização garante que esta edição terá uma das "melhores programações de sempre".

 

Durante o festival, são esperados vários convidados ligados aos filmes a apresentar, muitos deles em antestreia internacional, casos dos realizadores Liam Gavin ("A Dark Song"), Sanghak Lee ("Asphalt") e Steven Kastrissios ("Bloodlands"). O festival espera também contar com a presença da realizadora do filme "Dearest Sister".

 

O prémio Carreira vai este ano para o cineasta holandês Ate de Jong, que já tinha estado no festival em 2016, com "Love is Ticker Than Water".

 

Na sequência da já anunciada parceria com a TV Globo, vão também passar pelo festival as atrizes Mariana Ximenes ("Super Max"), Marina Ruy Barbosa ("Amorteamo") e a argumentista Gloria Perez, esta para apresentar "Dupla Identidade".

 

O Cinema Fantástico, a Semana dos Realizadores Manoel de Oliveira, o tradicional Oriente Express e o Prémio de Cinema Português, a par das Homenagens e Retrospetivas, constituirão o prato forte de mais esta edição do Fantasporto.

 

No sector Retrospetivo, o destaque vai para a inédita amostragem em Portugal do cinema de ação de Taiwan (Taiwan Classics) e para o também pouco conhecido cinema fantástico e de terror da Argentina.

 

No âmbito da parceria com a TV Globo, serão exibidos episódios inéditos de três séries e novelas criadas no âmbito do Fantástico.

 

No que respeita ao cinema português, serão apresentadas três longas-metragens, entre as quais ?A Ilha dos Cães', com a participação de Nicolau Breyner, homenageado no ano passado.

 

O programa inclui ainda workshops sobre o mundo atual do audiovisual e o 4.º Encontro de Escolas de Cinema, com nove universidades e instituições vocacionadas para o estudo do cinema.

 

A secção competitiva, que em 2016 consagrou "The Lure", da polaca Agnieszka Smoczynska, abre no dia 24 de fevereiro com o filme "The Age of Shadows", de Jee-woon Kim, realizador coreano que ganhou o festival em 2011.