Cultura

Nuno da Luz expõe na Escola das Artes resultado de residência artística

  • Notícia

    Notícia

#DR_Nuno_da_Luz.jpg

"Poetry as an echological survival" é a nova exposição de Nuno da Luz, com curadoria de Nuno Crespo, que tem inauguração na próxima quinta-feira, às 19,30 horas, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Campus Foz).

A exposição é o resultado da residência artística realizada por Nuno da Luz na Escola das Artes, em 2018, no âmbito do programa municipal de bolsas artísticas InResidence.

Durante a residência, Nuno da Luz captou e documentou o ambiente da Foz do Douro - a atmosfera, a meteorologia e o som das ondas - juntando a esses elementos dados fornecidos pelo Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa sobre medições das marés na Barra do Douro e no Porto de Leixões. Estes factos, científicos e objetivos, são traduzidos pelo artista numa forma sensível, acústica e audiovisual, através da ativação de fenómenos acústicos, como reverberação e ressonância, enquanto processos ambientais, sociais e artísticos.

A mostra assume-se como uma instalação sonora, visual e imersiva, que procura levar o ambiente da Foz do Douro para o espaço de galeria.

A abertura da exposição é antecedida por uma conversa entre o artista e o Comandante Pires Barroqueiro, do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa, às 18 horas, no Auditório Ilídio Pinho.

Nuno da Luz é um artista e editor que explora o som e a imagem sob a forma de eventos sonoros e também instalações e material impresso que são distribuídos pela ATLAS Projectos e pela editora discográfica Palmario Recordings. Recentemente, terminou o mestrado de Experimentação em Arte e Política SPEAP em Sciences Po, Paris, e fundou o coletivo pluridisciplinar Coyote.

A exposição, de entrada livre, pode ser visitada até ao dia 5 de abril, de segunda a sexta-feira, entre as 14 e as 19 horas.

As bolsas Inresidence são um programa de financiamento, transversal do ponto de vista disciplinar, a projetos de residência artística com a duração mínima de dois meses em espaços culturais não municipais integrados na plataforma Inresidence Porto

//

Poetry as an echological survival

Uma exposição de Nuno da Luz

Curadoria de Nuno Crespo

De 7 de março a 5 de abril de 2019

Inauguração: 7 de março | 19h30

Terça a sexta-feira | 14h00 - 19h00

Sala de Exposições da Escola das Artes