Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Novos veículos elétricos reforçam estratégia ambiental da autarquia
19-09-2017

A Câmara do Porto acaba de receber 12 novos veículos elétricos para serviços de manutenção dos espaços verdes da cidade, aguardando agora pela entrega de duas mini-varredoras, também elas 100% elétricas. 


Este foi o culminar do processo de candidatura ao Fundo Ambiental, instrumento de apoio à substituição do parque automóvel dos serviços urbanos ambientais das autarquias por veículos elétricos.

 

Recorde-se que o Porto apresentou ao Fundo Ambiental, lançado pelo Ministério do Ambiente em janeiro deste ano, a maior candidatura ao nível nacional, aprovada na íntegra. O investimento total ultrapassa os 820.000 euros, valor comparticipado em 341.861 euros pelo Estado.

 

Os veículos recebidos vêm dar expressão prática a algumas das medidas previstas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, assim como no Plano de Melhoria da Qualidade do Ar para os Óxidos de Azoto, já que contribuirão para a redução da pegada carbónica do Município.

 

Com as novas viaturas, prossegue a "revolução verde" da autarquia, empenhada em alcançar a meta de emissões zero em toda a sua frota automóvel. Nesse sentido, vários serviços adotaram já veículos elétricos, como é o caso da Polícia Municipal.

 

Ao assumir uma estratégia efetiva de redução da pegada ecológica, a Câmara procura também espoletar uma mudança positiva da consciência ambiental coletiva.