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Destaques

Novos órgãos sociais da Associação de Turismo do Porto e Norte tomaram posse
01-04-2014

No seu discurso de tomada de posse, Rui Moreira afirmou que o Porto está a atingir o "ponto de viragem" no turismo.

A Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), entidade responsável pela promoção externa da região Porto e Norte de Portugal, realizou ontem, na Pousada do Freixo, a cerimónia oficial de tomada de posse dos novos corpos sociais para o triénio de 2014-2016. Rui Moreira assume a presidência da direção da associação, enquanto a vice-presidência é assegurada por Rodrigo Pinto de Barros, em representação da Associação Portuguesa de Hotelaria e Restauração (APHORT), e por Nuno Botelho, pela Associação Comercial do Porto. A assembleia-geral é presidida por Lino Ferreira, em representação da Área Metropolitana do Porto.


No seu discurso de tomada de posse, Rui Moreira salientou que a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal tem uma grande responsabilidade: "A responsabilidade de transformar o que começou por ser visto como um dos destinos da moda, num destino turístico consolidado. O paradigma dos voos low-cost a puxarem pelo desenvolvimento do turismo do Porto, tem que ser transformado no paradigma do Porto e da região Norte a puxarem pelo aeroporto, pelas companhias aéreas, pelos operadores turísticos".


E acrescentou: "Temos uma cidade fantástica, tanto do ponto de vista da sua monumentalidade como do ponto de vista da forma como acolhe o turista, pelo que, se fizermos bem o nosso trabalho de casa e se soubermos promover bem externamente o destino, então só podemos ter sucesso".


Essa é a missão da nova direção, que assume como objetivos estratégicos o combate à sazonalidade, o aumento das receitas provenientes do turismo e o incremento das dormidas de estrangeiros na região Porto e Norte, dando cumprimento aos objetivos estratégicos delineados pelo Turismo de Portugal, em estreita parceria com os associados privados do sector.


A estratégia a implementar assenta num novo modelo organizacional que irá abranger a gestão, financiamento, angariação e relacionamento com os associados (públicos e privados) e que, sob alçada da ATP, vai integrar o acolhimento, a comercialização, o apoio à venda e a comunicação/promoção da marca Porto e Norte de Portugal.


A Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP) é a única entidade que contratualiza a promoção externa do Porto e Norte de Portugal com o Turismo de Portugal, contando atualmente com mais de 135 associados, entre autarquias, instituições e empresas, públicas e privadas.