Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Novos caloiros da Universidade do Porto recebidos em clima de festa
15-09-2016

Milhares de estudantes do 1º ano da Universidade do Porto foram hoje recebidos na tradicional cerimónia de boas-vindas. Um dia inesquecível que muitos aproveitaram para conhecer melhor a cidade.


A Praça Gomes Teixeira serviu de palco à sessão de receção aos "caloiros": este ano são mais de quatro mil novos estudantes que chegam à Invicta provenientes de todo o país para ocupar o seu lugar nas 14 faculdades da Universidade do Porto. Um facto assinalado em todos os discursos de boas-vindas.


"A Universidade do Porto é a instituição mais importante da cidade, que garante o seu futuro. Vocês [novos estudantes] passam a ser cidadãos do Porto e, por isso, ajudem-na a construir", sublinhou o presidente da Câmara, Rui Moreira, que não esqueceu os "caloiros" estrangeiros: "enjoy de city [divirtam-se na cidade]".   




Também o Reitor da UP não deixou de focar que "ser ?caloiro' inclui um conjunto de desafios e alguns receios. Neste aspeto, a UP tem uma sólida estrutura social de apoio (serviços de ação social), que estará sempre ao vosso serviço", sublinhou Sebastião Feyo.  


Por outro lado, recordou que a instituição voltou a distinguir-se no concurso nacional de acesso ao ensino superior, é a que tem as mais altas notas de entrada em todo o país, possuindo três cursos no top 5 das médias de entrada no ensino superior e nove dos 25 cursos com a maior nota de entrada do país.


O programa de boas-vindas inclui, durante dois dias, visitas gratuitas alguns dos ex-libris da cidade: Igreja e Torre dos Clérigos, Centro Português de Fotografia, Casa da Música, Sé Catedral, Museu Nacional Soares dos Reis, Palacete Viscondes de Balsemão, Museu e Jardins de Serralves, Museu Romântico da Macieirinha, Casa Museu Guerra Junqueiro, Paço Episcopal e o Arqueossítio da Rua D. Hugo Nº5 (mediante marcação).