Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Novo parque fotovoltaico inaugurado na Lipor abastece de eletricidade o equivalente a 275 famílias
17-02-2020
Um novo parque fotovoltaico, que foi inaugurado no fim de semana nas instalações da Lipor, vai permitir uma produção anual estimada em cerca de 1,1 GWh de eletricidade, o correspondente ao abastecimento necessário para 275 famílias.

Resultante de um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, numa parceria da Lipor com a Hidurbe e a Endesa, este é o segundo parque fotovoltaico a abrir nas instalações da Lipor em Baguim do Monte, dando assim continuidade ao que já funciona desde 2013.

Permitindo evitar a emissão anual de aproximadamente 518 toneladas de CO2, a nova Unidade Fotovoltaica de Produção para Autoconsumo (UPAC) na Central de Valorização Orgânica da LIPOR cobre uma parte significativa da unidade fabril. Conta 2.200 painéis de elevada performance e ocupa uma área de cerca de 5.400 metros quadrados, contando com uma potência instalada de 748 kWp.

"Com a criação desta Unidade Fotovoltaica de Produção para Autoconsumo, a Endesa, a Hidurbe Serviços e a Lipor uniram esforços em prol de um futuro comum, onde a energia é mais limpa, mais eficiente e mais sustentável", aponta a Lipor em comunicado, revelando que está previsto um excedente de cerca de 40.000 kWh que serão injetados na Rede Elétrica Nacional como energia limpa e renovável.

As melhorias ambientais que este novo parque fotovoltaico representa vêm juntar-se à estratégia do Porto nesse domínio e ao novo projeto Porto Solar que vai instalar sistemas fotovoltaicos em 29 coberturas de edifícios municipais, com vista à produção de energia e à redução de 500 toneladas anuais na emissão de gases com efeitos de estufa.