Ambiente

Novo parque fotovoltaico inaugurado na Lipor abastece de eletricidade o equivalente a 275 famílias

  • Notícia

    Notícia

#fib_Lipor_02.jpg

Filipa Brito

Um novo parque fotovoltaico, que foi inaugurado no fim de semana nas instalações da Lipor, vai permitir uma produção anual estimada em cerca de 1,1 GWh de eletricidade, o correspondente ao abastecimento necessário para 275 famílias.

Resultante de um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, numa parceria da Lipor com a Hidurbe e a Endesa, este é o segundo parque fotovoltaico a abrir nas instalações da Lipor em Baguim do Monte, dando assim continuidade ao que já funciona desde 2013.

Permitindo evitar a emissão anual de aproximadamente 518 toneladas de CO2, a nova Unidade Fotovoltaica de Produção para Autoconsumo (UPAC) na Central de Valorização Orgânica da LIPOR cobre uma parte significativa da unidade fabril. Conta 2.200 painéis de elevada performance e ocupa uma área de cerca de 5.400 metros quadrados, contando com uma potência instalada de 748 kWp.

"Com a criação desta Unidade Fotovoltaica de Produção para Autoconsumo, a Endesa, a Hidurbe Serviços e a Lipor uniram esforços em prol de um futuro comum, onde a energia é mais limpa, mais eficiente e mais sustentável", aponta a Lipor em comunicado, revelando que está previsto um excedente de cerca de 40.000 kWh que serão injetados na Rede Elétrica Nacional como energia limpa e renovável.

As melhorias ambientais que este novo parque fotovoltaico representa vêm juntar-se à estratégia do Porto nesse domínio e ao novo projeto Porto Solar que vai instalar sistemas fotovoltaicos em 29 coberturas de edifícios municipais, com vista à produção de energia e à redução de 500 toneladas anuais na emissão de gases com efeitos de estufa.