Cultura

Novo curso dos Colectivos PLÁKA começa em outubro

  • Notícia

    Notícia

#DR_2_curso_plaka.png

Um novo curso dos Colectivos PLÁKA - programa que reúne grupos de reflexão e produção de pensamento sobre arte contemporânea e a prática artística - vai decorrer em outubro, sob o título "Politics of Survival: Espírito, Matéria e Modos". 

Com a tutoria de Carlos Costa, professor, investigador e diretor artístico da Visões Úteis, Gabriela Vaz-Pinheiro, diretora do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público da FBAUP, e Jorge Palinhos, escritor, investigador e docente na ESAP e ESTC, esta nova edição pretende estimular a criação e partilha de conhecimento como forma de reflexão sobre os espaços e percursos urbanos.

"Politics of Survival" propõe um debate sobre qual o posicionamento dos produtores de arte e de pensamento e de que modos as práticas artísticas, individuais ou coletivas, podem transformar uma cidade e, no limite, o próprio planeta.

Com sessões durante o mês de outubro, o curso conta com a participação de filósofos, artistas, realizadores, arquitetos, geógrafos, urbanistas, ativistas, flanêurs e flaneuses que, num registo prático de contacto direto e troca de ideias, organizam oficinas, conversas e screenings com o propósito de ativar e transmitir conhecimento.

O curso decorre em três momentos: no primeiro, "Spirit of Survival", Matilde Seabra e Álvaro Domingues propõem uma discussão aberta sobre o futuro das cidades; em "Matter of Survival", Margarida Mendes, Aliki Kylika e Kyveli Anastasiadi dinamizam uma plataforma de reflexão sobre o declínio de recursos e a crise ambiental que vivemos; e, por fim, "Modes of Survival" apresenta uma série de debates e screenings sobre variados temas com Camille Louis, João Luís Fernandes, Jorge Leandro Rosa, Lia Carreira, Mariana Pestana, Marjetica Potrc, Marta Alvim e Rui Matoso.

As inscrições são limitadas a 20 participantes e têm o preço individual de 50 euros, terminando o prazo de inscrição a 30 de setembro. Os interessados devem seguir as instruções disponíveis no programa completo do curso e enviar email para plaka@cm-porto.pt.

"Politics of Survival: Espírito, Matéria e Modos" é o segundo de um conjunto de cursos dos Colectivos Pláka 2018. O próximo, "To school out of school", tem a tutoria de Ana Rocha e André Sousa e será realizado entre novembro de 2018 e janeiro de 2019.

Os Colectivos Pláka fazem parte da plataforma PLÁKA, que sistematiza a política da Câmara do Porto para apoio à prática artística contemporânea e de que pode saber todos os detalhes aqui.