Cultura

Novo curso de arte contemporânea Colectivos Pláka abre candidaturas

  • Notícia

    Notícia

#assemble_colectivos_plaka.jpg

Estão abertas a partir de hoje as candidaturas ao terceiro curso de reflexão em arte contemporânea Colectivos Pláka, que vai decorrer entre 5 e 8 de dezembro.

O coletivo multidisciplinar londrino Assemble é o tutor deste novo curso, intitulado LOVE AND GARBAGE, que propõe pensar e discutir coletivamente como "o trabalho em cooperação oferece uma alternativa aos processos da arquitetura contemporânea - que são tipicamente sistematizados, formais e estritamente hierárquicos, formando estruturas propícias ao surgimento de divisão social e controlo".

Ao longo de quatro dias, o trabalho em conjunto será usado como um espaço para lançar a discussão de ideias e preocupações partilhadas, que têm atravessado as correntes da prática do coletivo Assemble ao longo dos últimos 10 anos.

O curso dos Colectivos Pláka irá apresentar diversas abordagens e práticas contemporâneas com convidados que têm desenvolvido o seu trabalho em diferentes contextos internacionais: Madelon Vriesendorp, artista e fundadora do influente Office for Motropolitan Architecture (OMA); Jasmine Pajdak, artista visual britânica, sediada em Londres; Thomas Thwaites, designer especulativo que desenvolveu o interesante Toaster Project; Richard Wentworth, escultor com um papel de destaque na "nova escultura britânica"; Andrés Saenz de Sicilia, professor de filosofia e artista sonoro, fundador do trio londrino Pataphysical; Jerszy Seymour, designer sediado em Londres, que trabalhou com empresas como a Magis, Vitra ou a IDEE; e Rainer Hehl, arquiteto e urbanista que é atualmente professor convidado na Universidade Técnica de Berlim.

Os Assemble dedicam-se desde 2010 à interseção da arquitetura, design e arte. Vencedores do Turner Prize 2015, a sua prática baseia-se na utilização do design como uma ferramenta de melhoramento da vida social e cultural através da intervenção no edificado. O coletivo Assemble desenvolve uma miríade de atividades, desde a conceção e design à construção hands-on e cooperativa, em projetos tão distintos como uma quinta urbana, em Londres, um teatro no sul de França e um estúdio-oficina para trabalho cooperativo, onde o coletivo se sediou, em Bermondsey (Londres).

LOVE AND GARBAGE é limitado a 30 participantes e as inscrições, com o valor de 50 euros por pessoa, estão abertas até ao dia 29 de novembro, devendo ser efetuadas através do site PLÁKA.

O programa completo deste novo curso pode ser consultado AQUI.