Mobilidade

Novo cruzamento na Avenida da Boavista vai facilitar a travessia e simplificar o trânsito

  • Notícia

    Notícia

obra_antonio_aroso_cupertino_miranda_Boavista.jpg

Os entroncamentos da Avenida da Boavista com as ruas do Dr. Cupertino Miranda e de António Aroso, acima do Parque da Cidade, vão ser transformados num único cruzamento, de modo a facilitar a circulação do trânsito de atravessamento.

Aquelas duas ruas são perpendiculares à avenida, cada uma de um lado e, apesar de darem praticamente continuidade uma à outra por estarem no mesmo enfiamento, não era possível aos automóveis atravessar diretamente a Avenida da Boavista, tendo de dar uma volta substancial para retomar o mesmo sentido do outro lado da avenida.

A Câmara do Porto decidiu por isso avançar diretamente com a intervenção e a obra já começou, estando prevista a sua conclusão para dentro de 80 dias. A empreitada, que corresponde a um investimento de 125 mil euros, permitirá que os movimentos rodoviários entre aquelas artérias se façam de modo direto, mais rápido e com melhor fluidez, contribuindo para uma melhor mobilidade associada a uma maior segurança rodoviária.

O novo cruzamento salvaguarda a ligação da ciclovia existente, agora com a introdução de semáforos para ciclistas, bem como todas as condições de acessibilidade pedonal, nomeadamente para pessoas com mobilidade reduzida, cumprindo o estipulado na recente Norma Portuguesa 4564:2019_Acessibilidades - Pavimentos táteis em espaço público exterior.

Com o intuito de proteger os peões enquanto utilizadores mais vulneráveis, foram analisados os movimentos entre os passeios Norte e Sul da Avenida da Boavista, o que motivou o reposicionamento das passadeiras de modo a aproximar os peões dos pontos reais de interesse.