Sociedade

Novo circo chega com dois espetáculos aos teatros Rivoli e Campo Alegre

  • Notícia

    Notícia

novo_circo_grande.jpg

O próximo fim-de-semana é dedicado ao Novo Circo nos dois polos do Teatro Municipal do Porto - Teatro Rivoli e Teatro Campo Alegre.

O novo circo chega ao Teatro Rivoli nesta sexta-feira com a estreia nacional de "Grande -", de Tsirihaka Harrivel e Vimala Pons, um espetáculo intergeracional que combina a poesia das imagens com um estilo de escrita bem definido.

Com apresentações pelas 21 horas de sexta-feira e também pelas 19 horas de sábado, esta performance, baseada na poética dos gestos, podia ter um lema bem definido: "Dizemos o que fazemos e fazemos o que dizemos". É uma promessa declarada ao espectador, que procurará ser cumprida no meio de caos aparente, em palco.

No fundo, é uma história de objetos: familiares, de amor, da infância, de disputa ou obsessão. Há apenas duas pessoas em palco, agindo e reagindo consoante os acontecimentos se vão desenrolando, em ocasiões mais ou menos irreais, surpreendentes e impressionantes: Como reagem quando uma máquina de lavar gigante engole um dos intérpretes?

Este é um espetáculo de circo que tem como base a linguagem do music hall e que inclui alvos que são meras ilusões, humores com altos e baixos, música que pontua a ação e se torna, aqui e ali, como elemento acessório no quotidiano das imagens.

"Grande -" (assim mesmo, com o hífen) é um título a ser completo, abrindo possibilidades às diferentes hipóteses de incluir um novo elemento nesta nomeação.

Entretanto, também na sexta-feira e no sábado, acontece no Teatro Campo Alegre a "Mostra Estufa", uma iniciativa conjunta da Erva Daninha e do Teatro Municipal do Porto que pretende dar espaço a novas linguagens, estéticas e dramaturgias do circo contemporâneo.

Este é um espaço-laboratório para que novos criadores ou propostas emergentes possam surgir, contribuindo para o desenvolvimento desta área, sobretudo a nível nacional. Tal como uma estufa, o objetivo é proporcionar as condições ideais para incubar a investigação de formas, conteúdos e experimentação técnica.

Teresa Santos, Daniel Seabra e Ana Jordão & Jeanine Ebnother Trott são os artistas que apresentam os seus trabalhos na "Mostra Estufa" pelas 19 horas de sexta-feira e pelas 17 horas de sábado.