Sociedade

Novo arruamento, alteração de sentidos e criação de via ciclável vão melhorar a mobilidade no Carvalhido

  • Notícia

    Notícia

Aliviar a pressão do trânsito na zonas de Francos e do Carvalhido, das mais críticas da cidade, combater a sinistralidade e introduzir fatores de conforto na vida do Porto são os principais objetivos de uma série de alterações que entram em vigor na próxima terça-feira, 9 de julho.

A principal é, desde logo, a abertura de um novo arruamento que consiste no prolongamento da Rua de Fernando Cabral até à Rua de Pedro Hispano, junto ao entroncamento desta com a Rua da Constituição.

De acordo com a informação distribuída pelo Município, sob o lema "Melhor mobilidade, maior segurança!", o novo troço terá sentido único para saída de "Pedro Hispano" em direção a Norte, mantendo a restante extensão da Rua de Fernando Cabral duplo sentido até à Rua de Francos. Isso permitirá continuar em frente pela Rua de Artur Oliveira Valença até aceder à Rua do Lugarinho (que passa a ter sentido único Poente-Nascente) e seguir pela Rua dos Castelos para Norte, Rua de Teodoro de Sousa Maldonado (Prelada) e Avenida da Cidade de Xangai/Avenida das Congostas até à Circunvalação.

Associada à abertura desse novo arruamento, surge a criação de uma via especial para bicicletas ao longo de quase toda a Rua de Fernando Cabral e pelo percurso acima referido até ligar à ciclovia que já existe na Avenida da Cidade de Xangai e que terá futuramente expansão até à Boavista.

Estas novidades trazem consigo a entrada em vigor de novas regras de circulação naquelas zonas, também a partir da terça-feira 9 de julho, e deverão constituir um forte contributo para aliviar a pressão do trânsito naquela importante zona da cidade. Como consequência lógica esperada, e "a par dos arranjos das zonas públicas conexas", a Câmara do Porto avança que as alterações anunciadas deverão ter "outro importante resultado: facilitar o escoamento dos automóveis do centro da cidade e no acesso a importantes vias estruturantes do trânsito", como são os casos da Estrada da Circunvalação e da Via de Cintura Interna.

O Município aponta ainda para "ganhos de valor inestimável com a esperada redução da sinistralidade num ponto preocupante da rede viária, onde a circulação automóvel e de peões é de grande intensidade". Indica também que serão criadas novas zonas de estacionamento, que será reorganizado naquelas zonas.

Reafirmando, por outro lado, a importância do crescimento da rede de vias cicláveis, o Município considera que a nova ciclovia constitui "um importante fator para estimular comportamentos mais saudáveis e mais amigos do ambiente".

Confira em baixo e no documento anexo as principais alterações ao trânsito na zona do Carvalhido/Francos:

- estabelecimento de dois sentidos na Rua do Lugarinho, no troço compreendido entre a Rua de Artur Oliveira Valença e a Rua de Teodoro de Sousa Maldonado;

- estabelecimento de sentido único Poente/Nascente na Rua do Lugarinho, no troço compreendido entre a Rua Artur Oliveira Valença e a Rua de Francos;

- estabelecimento de sentido único Nascente/Poente na Rua de Francos, no troço compreendido entre a Rua de Artur Oliveira Valença e a Rua de Domingos Machado;

- estabelecimento de dois sentidos na Rua de Francos, no troço compreendido entre a Rua do Lugarinho e a Rua de Domingos Machado.