Sociedade

Novas zonas pedonais temporárias convidam a desfrutar o espaço público em segurança

  • Notícia

    Notícia

Hoje é o primeiro dia em que estão a funcionar as novas zonas pedonais temporárias, instaladas em 16 ruas da Baixa e do Centro Histórico do Porto, entre as 8 horas de sábado e as 20 horas de domingo. A cidade está ainda mais convidativa para um passeio ao ar livre em família, com a certeza de que não falta espaço público para aproveitar um bom dia de sol em segurança.

Já experimentou ver a cidade do meio da Rua de Passos Manuel ou da Avenida Rodrigues de Freitas? Se ainda não, está na altura de o fazer. Estas duas artérias fazem parte dos 16 arruamentos que desde o início da manhã deste sábado até ao final do dia de amanhã se transformaram em zonas pedonais temporárias.

Pode, sem medos, andar no meio da estrada, porque dentro destes horários elas estão reservadas aos peões e aos modos suaves de transporte (bicicletas e trotinetas). Funcionam apenas como zonas de coexistência para moradores, que podem circular com viaturas o seu interior, para acesso a parques, mas a uma velocidade máxima de 20 km/hora. As cargas e descargas também são permitidas, mas só entre as 6,30 e as 11 horas de sábados e domingos.

Nas zonas pedonais temporárias há mobiliário urbano que, através das marcações coloridas no pavimento, cria zonas de estar, zonas de jardim e zonas de aparcamento para bicicletas.

A medida, implementada pela Câmara do Porto, vai vigorar aos fins de semana no centro da cidade, numa experiência que segue as melhores práticas de cidades europeias comprometidas com a sustentabilidade. Além disso, visa potenciar uma nova experiência de lazer e compras, sem descurar a altura que atravessamos, que requer cuidados redobrados para uma convivência social responsável.

No mapa das zonas pedonais temporárias, fique a par dos desvios e condicionamentos de trânsito em vários locais do centro do Porto.

Zona 1

Cedofeita

- Rua de Cedofeita, no troço compreendido entre a Rua de Álvares Cabral e a Rua do Breiner;

- Rua do Breiner, no troço compreendido entre a Rua de Cedofeita e a Rua do Rosário;

- Rua de Miguel Bombarda, no troço compreendido entre a Rua do Rosário e a Rua de Diogo Brandão.

Movida

- Rua de Conde de Vizela, Rua da Fábrica e Rua de Santa Teresa;

- Rua de Avis, no troço compreendido entre a Rua de Santa Teresa e a Praça de D. Filipa de Lencastre (arruamento sul).

Almada

- Rua do Almada, no troço compreendido entre a Rua do Dr. Ricardo Jorge e a Rua de Ramalho Ortigão;

- Rua da Picaria.

Passos Manuel

- Rua de Passos Manuel, Rua do Ateneu Comercial do Porto, Rua do Dr. António Emílio de Magalhães.


Zona 2

- Passeio das Virtudes e Rua do Dr. Barbosa de Castro.


Zona 3



Caldeireiros

- Rua dos Caldeireiros, no troço compreendido entre a Rua de S. Bento da Vitória e a Rua da Vitória.

Avenida Rodrigues de Freitas

- Avenida Rodrigues de Freitas, no troço compreendido entre a Rua de D. João IV e a Rua do Duque de Saldanha.