Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Novas áreas de reabilitação
28-07-2015

Foi hoje aprovado por unanimidade, em reunião pública de Executivo, o início do processo de delimitação de três novas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), nas zonas envolventes à Praça da Corujeira e Cerco do Porto (Campanhã), área histórica do Ouro (União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos) e Foz Velha (União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde).


As futuras ARU estão já relacionadas com a realização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano - PEDU, que se encontra, neste momento, em execução.


As áreas agora propostas são muito distintas na sua génese e características. Apesar dessas diferenças, em todas se reconhece a necessidade de promoção de ações de reabilitação e regeneração urbana pela insuficiência, degradação ou obsolescência do edificado, das infraestruturas, ou dos equipamentos e dos espaços de utilização coletiva.


Nos termos da proposta hoje aprovada, a Direção Municipal do Urbanismo terá agora um ano para a delimitação das áreas de reabilitação urbana. Com a aprovação destas novas áreas (daqui a um ano) o Porto ficará com 11 ARU delimitadas.


Todas as áreas correspondem às do território municipal em que se pretende incentivar o investimento na reabilitação urbana, materializando a estratégia deste executivo de alargamento do conceito da reabilitação urbana à totalidade do território do concelho (não a limitando apenas ao centro histórico).