Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ordem dos Arquitetos tem nova sede no Porto
10-04-2016

Foi ontem inaugurada a nova sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos (OASRN). A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, e do vereador Manuel Pizarro, em representação da Câmara do Porto, que em janeiro já tinha acompanhado Rui Moreira e o seu vereador do urbanismo Correia Fernandes a uma visita às novas instalações.



A nova sede, localizada na rua Álvares Cabral, é propriedade imobiliária da Ordem dos Arquitetos, vêm constituir um Centro de Arquitetura, Criatividade e Sustentabilidade, substituindo a antiga sede, situada na rua D. Hugo.



O novo edifício, com uma área total de 2000 m2, resulta de uma aglutinação, em função do estado de conservação das edificações, onde foram estabelecidos três princípios de intervenção distintos: um deles foi restaurado/conservado, o outro reabilitado, e um terceiro construído de raíz, totalmente eficientes em termos energéticos.



O processo de aquisição deu-se em 2002 e a obra, que se iniciou em 2014, está concluída após um longo processo que agora termina.


 

Para além de um espaço destinado aos arquitetos e aos funcionários da instituição, a nova sede apresenta-se também como um centro multifacetado, que se carateriza pela implementação de salas de formação, galeria de exposição, livraria, centro de documentação/biblioteca, espaço de coworking, ponto de informação para turismo arquitetónico e para encontro de associações socioculturais. Este espaço é dirigido, também, a profissionais dos setores da construção e das indústrias criativas, equipas autárquicas e todos aqueles que estejam interessados nestas temáticas.



Veja a reportagem da visita que Rui Moreira e os seus vereadores realizaram em janeiro.