Política

Nova edição do jornal Porto. começou hoje a entrar nas caixas de correio da cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_jornal_portoponto_N08.jpg

O Jornal Porto. n.º 8 começou esta manhã a ser distribuído em todas as moradas da cidade. Na mais recente edição, que chegará a cada casa nos próximos dias mas que já está disponível em versão digital, é esmiuçado o orçamento municipal para 2020, explicam-se as medidas que a Câmara tem tomado para combater o clima de insegurança sentido nalgumas zonas do Porto e apresenta-se a primeira entrevista ao Provedor do Munícipe. Revelam-se também pormenores sobre a requalificação do Pavilhão Rosa Mota e anunciam-se novidades para a época festiva que se aproxima, entre outros conteúdos de interesse portuenses e não só. 

Como é o caso dos mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística, segundo os quais a população da cidade está a crescer pelo segundo ano consecutivo. Puxando atrás a bobina do tempo, o Jornal "Porto." recua 40 anos e lembra a cidade que éramos, que fomos até há bem pouco tempo e que somos hoje, com todo o seu dinamismo económico, elevada procura, mas também com o reverso da medalha - a escassez de habitação disponível, que coloca novos desafios a quem gere o Município, tal como acontece na maioria das cidades do mundo ocidental. E não falta o testemunho de um morador do Centro Histórico do Porto, que viu gente a chegar e a partir, e que reconhece o "apetite" que agora suscita por estar reabilitado.

Por isso mesmo, é esta também a plataforma privilegiada para informar todos os portuenses, sem exceção, dos grandes projetos e obras que já iniciaram ou que vão avançar no próximo ano por decisão da maioria independente presidida por Rui Moreira. São disso exemplo a aposta na freguesia mais a oriente da cidade, com a obra concluída da duplicação do Parque Oriental, a arte instalada no renovado Palacete Ramos Pinto/Casa São Roque ou a construção do Terminal Intermodal de Campanhã.

Na edição de novembro, destaque ainda para a inauguração do Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota e a obra que revolucionou, por completo, o seu interior. Desde o início dos anos 90 que a cidade reconhecia a necessidade de requalificação deste emblemático equipamento, primeiramente batizado como Pavilhão de Desportos. Mas foram precisas três décadas para resolver um problema que sucessivos governos da cidade não solucionaram, malgrado algumas tentativas que não foram bem acolhidas e que acabariam, também, por prejudicar as contas municipais.

Com uma tiragem de 180 mil exemplares, a oitava edição do "Porto." mantém a estrutura das edições anteriores e reserva outras notícias que merecem leitura atenta, como a apresentação do novo restaurante solidário, que abriu portas no Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano por iniciativa municipal, ou o projeto privado de milhões de euros que vai dar a ansiada injeção de vitalidade a um histórico e muito querido clube da cidade, o Académico Futebol Clube, ao mesmo tempo que resolve a questão do descampado do antigo Estádio do Lima.

Mas não é só para dentro que olha o Jornal "Porto.". As suas páginas ensinam-nos também a viajar pela experiência da "rapariguinha do shopping", que pode hoje fazer as suas compras em Paris, indo e voltando no mesmo dia; a descobrir o impacto internacional da marca "Porto." e o modo como ela transformou, definitivamente, a forma como a cidade é percecionada lá fora, alavancando mais turismo, mais dinâmica económica, mais emprego e aumentando o número de ligações do Porto ao Mundo, de que é exemplo a recente aposta da Emirates.

Na última página, revelam-se os nomes dos músicos que sobem ao palco da Avenida dos Aliados para festejar a Passagem de Ano, ponto alto na agenda de eventos da cidade, que chama milhares de portuenses e visitantes.