Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Nova área de reabilitação urbana na zona da Estação de Campanhã
06-04-2015

O executivo da Câmara do Porto deverá aprovar amanhã a delimitação de uma nova área de reabilitação urbana, em Campanhã, designada "Estação", o que concede benefícios fiscais a quem reabilitar nessa zona.


A proposta abrange uma zona composta pelas ruas Pinto Bessa, António Carneiro, da Bonjóia, avenida Paiva Couceiro (na marginal, entre a ponte D. Maria e a rotunda Manuel Pinto de Azevedo Júnior, junto ao Museu da Imprensa), estrada da Circunvalação e IC 29.


O projeto para a regeneração urbana da zona mais oriental da cidade, indicada como prioritária pelo presidente Rui Moreira, inclui ainda parte das ruas do Bonfim, do Heroísmo, Justino Teixeira e Monte da Estação, para além dos largos de Godim e de Noeda e o campo Ruy Navega.


A aprovação da delimitação de áreas de reabilitação urbana produz "efeitos imediatos, designadamente quanto a benefícios fiscais e outros incentivos, fundamentais para a captação de investimento e para a dinamização das intervenções". A 17 de novembro de 2014, a autarquia "reconheceu a necessidade de promover a reabilitação urbana da área envolvente à Estação de Campanhã.


Na proposta que amanhã será sujeita à aprovação dos vereadores, diz-se que "na freguesia de Campanhã existem extensas áreas em que se verifica uma evidente insuficiência, degradação ou obsolescência do edificado, das infraestruturas, dos equipamentos e dos espaços de utilização coletiva".