Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Norte como destino de surf
27-04-2016

Foi ontem apresentado na Praia do Titan, o cartaz completo do Wave Series 2016, uma iniciativa promovida pela Onda Pura, em associação com as Câmaras do Porto e de Matosinhos, que pretende promover as praias destas duas cidades como destinos de eleição para a prática do surf.


A apresentação do projeto incluiu um batismo de surf para mais de duas dezenas de jovens e contou com as presenças do presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, do Administrador Executivo da PortoLazer, Luís Alves, do presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, do Ppresidente da Associação Nacional de Surfistas, Francisco Rodrigues, e do diretor da Onda Pura, Marcelo Martins.


O programa do Porto & Matosinhos Wave Series 2016, que decorrerá entre abril e outubro deste ano, incluirá cinco provas de várias modalidades, do surf ao stand up paddle (SUP), além de um curso oficial de juízes, batismos de surf e ainda várias atividades paralelas que pretendem cativar os aficionados e a população em geral para a prática destes desportos.


O calendário arranca já no próximo fim de semana, dias 30 de abril e 1 de maio, com uma etapa do Circuito de Surf do Norte, prova de apuramento do Campeonato Regional.


Entre os dias 13 a 15 de maio, é a vez da Liga Moche regressar à Praia Internacional do Porto, com a terceira etapa do Sumol Porto Pro, a principal competição de surf a nível nacional.


Uma semana mais tarde, a animação está de volta às praias do Porto e de Matosinhos com o Log Surf Fest 2016, que integra uma etapa do Campeonato Nacional de Longboard, a 21 de maio; e o Meeting de SUP Wave e uma etapa do Campeonato Nacional de Beach Race, a 22 de maio.


Já em outubro, nos dias 15 e 16, regressa a Junior Cup, prova que definirá o Campeão Nacional na categoria Júnior.


Para além da presença dos melhores surfistas nacionais, que vão mostrar surf de alto nível nas ondas do Norte, as competições que integram o programa do Wave Series 2016 reúnem um conjunto de atividades paralelas, como aulas de surf adaptado, ações de sensibilização ambiental, classes de fitness, concertos, um mercado "vintage" e festas "sunset".