Educação

Noites da Queima das Fitas estão mais sustentáveis

  • Notícia

    Notícia

A 40.ª edição da Queima das Fitas do Porto é mais sustentável e amiga do ambiente em diversas vertentes, sendo a primeira do país a envergar o "Sê-lo Verde". Em noite de "arraial" no Queimódromo - localizado no Parque da Cidade - e depois da grande demonstração de ontem do cortejo pelas ruas da Baixa, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, esteve no recinto a verificar o conjunto de medidas ambientais implementadas este ano pela Câmara e Federação Académica do Porto.

Ao som de Rosinha e Quim Barreiros, que dominam a noite tradicionalmente dedicada à música popular portuguesa, a comitiva passeou entre as barracas e zonas dedicadas à logística e segurança do recinto.

Durante as noites da Queima (até 12 de maio), todas as barraquinhas dispõem de sacos de plástico coloridos para apoiar na separação dos resíduos produzidos e como reforço aos equipamentos de deposição de todas as frações. Diariamente, depois do encerramento da noite de concertos (que ocorre sensivelmente pelas 6 horas da manhã), são iniciadas de imediato operações de limpeza, realizadas com recurso a meios mecânicos e manuais, com varredura, lavagem dos pavimentos e remoção dos resíduos produzidos. De notar que no final da semana académica, e após a remoção das infraestruturas utilizadas, será efetuada uma limpeza geral ao espaço.

Para além de todas as ações de segurança e acessibilidade, na preparação do Queimódromo foi dado apoio nas montagens das barracas, com colocação de caixas para deposição de madeiras e contentores de lixo indiferenciado e de recolha seletiva.

São também várias as medidas para minimizar o incómodo sonoro gerado pelos concertos das Noites da Queima, nomeadamente: a calibração dos vários equipamentos emissores de som, a colocação de limitadores de potência sonora; definida a alturas da colocação de colunas e potência das mesmas de modo a minimizar o impacto e a distância de projeção do som; o palco principal foi instalado o mais próximo da vedação com Parque da Cidade e foram retiradas as torres de "delay" na frente do palco, também para minimizar a projeção do som à distância. O som está a ser medido e verificado localmente durante a noite, de modo a garantir o cumprimento das normas pré-estabelecidas.

De modo a contribuir para mitigar a pegada ecológica, a Águas do Porto instalou 18 pontos de abastecimento de água para consumo no recinto da festa para evitar o consumo de água engarrafada e em alinhamento com a política do copo reutilizável introduzida pela FAP. De referir que durante os momentos- chave que têm marcado a semana, nomeadamente a Monumental Serenata, a Missa da Benção de Pastas e o Cortejo Académico de ontem, a empresa municipal distribuiu água aos participantes através de aguadeiros.

Outras das novidades amigas do ambiente deste ano referem-se à substituição de 40% das casas de banho químicas para módulos sanitários com torneiras doseadoras, iluminação LED e ligação ao saneamento público.

Ruas da Baixa limpas após passagem do Cortejo Académico

Depois da passagem do último carro alegórico e do cordão policial que habitualmente encerra o Cortejo da Queima das Fitas, que ontem à tarde e início da noite trouxe milhares de alunos do ensino superior à Baixa do Porto, é de imediata iniciada a operação de limpeza, que acompanhou o percurso do corso.

A operação terminou já depois das 3 horas da madrugada desta quarta-feira. Foram também reforçadas as operações de limpezas em todas as artérias envolventes ao percurso do cortejo e implementada uma operação de desmontagem dos carros alegóricos, no Rossio do Palácio de Cristal, onde foram desmantelados e separados os resíduos resultantes.

Em todo o percurso do cortejo foram colocados equipamentos adicionais para deposição de resíduos, inclusivamente para o vidro e embalagens.

Esta operação reforçada de limpeza foi igualmente realizada após os momentos da Serenata e da Missa da Bênção das Capas.