Sociedade

Noite de emoção no Rivoli na homenagem a Manuel António Pina (c/ vídeo)

  • Notícia

    Notícia

Manuel António Pina foi ontem à noite homenageado numa sessão especial das Quintas de Leitura, no Teatro Municipal Rivoli. A sessão foi o momento escolhido pelo executivo liderado por Rui Moreira para a atribuição da Medalha Municipal de Honra da Cidade ao escritor e jornalista, a título póstumo, que a viúva recebeu.

Com apresentação de Inês Fonseca Santos e Álvaro Magalhães, o programa contou com a estreia nacional do filme "As Casas não Morrem", de Pedro Macedo, com a performance de Clara Andermatt e Jonas Runa, e música de Francisco Fanhais e "Celeste e os Aviões". A fotografia esteve a cargo de Lucília Monteiro.

Rui Moreira, o seu vereador da cultura e o presidente da Assembleia Municipal também declamaram Pina, pouco antes da cerimónia da entrega da mais alta distinção municipal.

Nascido no Sabugal, Manuel António Pina mudou-se para o Porto aos 17 anos, tendo-se licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e sido jornalista do "Jornal de Notícias" durante três décadas.

Prémio Camões em 2011, a vasta obra do escritor incidiu, principalmente, na poesia e na literatura infantojuvenil, embora também tenha escrito diversas peças de teatro, obras de ficção e crónicas.

"Manuel António Pina destacou-se, ainda, como dinamizador de diversas comunidades de leitores em bibliotecas municipais, nomeadamente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A sua obra está traduzida em França, Estados Unidos, Espanha, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia, Bulgária, entre outros", refere a proposta de atribuição da medalha que ontem também foi lida perante um Rivoli há muito esgotado.

Manuel António Pina morreu em outubro de 2012.