Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Nobel da Física em entrevista ao Porto.
04-11-2015

O Prémio Nobel da Física 2006, John C. Mather, abre hoje, às 21,30 horas, a segunda edição do Fórum do Futuro, no Teatro Municipal Rivoli. Na entrevista que deu, em exclusivo, ao "Porto.", o cientista desvenda que o seu discurso terá como base o tema da luz, ponto de partida para a vida no universo. A entrada é gratuita.

 

John C. Mather (EUA, 1946) é astrofísico sénior na agência espacial norte-americana NASA, onde é responsável pela coordenação do Telescópio Espacial James Webb. Foi considerado pela revista Time como uma das 100 figuras mais influentes do planeta.

 

Nesta conferência, que assinala os 100 anos da criação da Teoria da Relatividade Geral e o Ano Internacional da Luz, John C. Mather irá explicar o que podemos ver a partir das lentes do telescópio e falar sobre a "história do Universo" e o que "podemos antecipar do futuro".

 

O astrofísico americano estará acompanhado, em palco, pelos cientistas portugueses Orfeu Bertolami, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Carlos Fiolhais, do Departamento de Física na Universidade de Coimbra, num debate reservado ao tema da "Felicidade, luz e os segredos do futuro".

 

Mais informações em Fórum do Futuro