Sociedade

No próximo sábado há Inaugurações Simultâneas no "quarteirão das Artes"

  • Notícia

    Notícia

#JQ_10MAR_INAUGURACOES_BOMBARDA_09.jpeg

João Queirós

Marque na agenda: no sábado, 21 de abril, há novo encontro marcado com a arte contemporânea da cidade, em mais uma edição das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda. Serão 17 as novas exposições para descobrir no Quarteirão mais artístico do Porto.

Responsável pelo programa de animação paralela do espaço público, a empresa municipal PortoLazer propõe as já habituais visitas guiadas às galerias, bem como oficinas pensadas para o público de todas as idades.

Cumprindo o objetivo de propor o Quarteirão de Bombarda como espaço privilegiado de experimentação para projetos artísticos performativos que adotem uma linguagem eminentemente contemporânea, o programa de animação desta edição contará com a associação da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), que apresentará um projeto desenvolvido no ano letivo de 2016/2017, pensado, encenado, produzido e interpretado por alunos do Curso Superior de Teatro, entretanto licenciados.

Para além da ESMAE, o programa de animação conta também, ao longo deste ano, com a presença do Balleteatro, que se apresenta com projetos desenvolvidos no contexto escolar nas edições de setembro e novembro, com novas apresentações protagonizadas pelos seus alunos. Para junho está agendada a apresentação de um outro projeto relacionado com a ESMAE.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Bombarda Stop & Go - Visitas guiadas pedestres a Galerias

Como é habitual a cada ciclo de inaugurações simultâneas, serão realizadas visitas guiadas às galerias aderentes, conduzidas por alunos do Curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Super de Educação (ESE IPP).

Frequência/Horários: 16:00-17:00; 17:30-18:30

Duração aproximada: 60 min

Número máximo de pessoas/passeio: 30 (divididas em dois grupos de 15 pessoas cada)

Ponto de partida: Rua Miguel Bombarda (zona pedonal, junto ao balcão Porto.)

Participação sujeita a inscrição prévia: Até às 13 horas do dia 20 de abril, através do mail stopandgo@portolazer.pt, ou no próprio dia das inaugurações, a partir das 16 horas, no balcão Porto. em Miguel Bombarda. No próprio dia das inaugurações só será possível a inscrição para o segundo horário de visitas (17:30-18:00).

Workshop de Técnicas de Impressão - Azulejos em miniatura (Chapa Azul)

Partindo de diferentes módulos inspirados nos azulejos que preenchem as fachadas da cidade, os participantes poderão divertir-se a criar pequenos painéis de padrões em formato cartão postal. No final da experiência terão à disposição uma coleção de padrões dos azulejos mais frequentes da cidade do Porto.

Horário: 16:00-19:00

Local: Zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda

Conceção/produção: Oficinas Chapa Azul - Unidade Móvel de Técnicas de Impressão / Árvore, Cooperativa de Atividades Artísticas

Organização: CMP/PortoLazer

Oficina de Construção de Brinquedos - Bonecos Bailarinos (Simão Bolívar)

Simão Bolívar, mestre na arte de criar e construir brinquedos, vai estar presente nesta edição de Bombarda, com propostas que prometem estimular ainda mais a criatividade dos peritos na arte de brincar. Construir um boneco articulado, feito em cartão, e que no fim até sabe dançar, é o desafio lançado por esta oficina, guiada pelas mãos e pela imaginação de quem dedica a sua vida à brincadeira.

Horário: 16:00-19:00

Local: Zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda (junto ao balcão Porto.)

Conceção/produção: Simão Bolívar

Organização: CMP/PortoLazer

Performance - "FECTUS_Um ponto de vista feminino"

Projeto criado em 2017 no contexto do plano curricular do Curso Superior de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, e que se tem desenvolvido desde então noutros contextos, contando já com várias apresentações, estando a próxima agendada para a tarde de 21 de abril, em Bombarda.

Criado, encenado e interpretado por então alunos da ESMAE, este projeto foi desenvolvido a partir da obra "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll, sob a forma de desafio performativo, proposto pelos docentes Rodrigo Malvar e Claire Binyon.

Horário: 17:00-17:20; 18:30-18:50

Local: Zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda

Interpretação e Criação: Ana Luís Iglésias, Sara Neves, Maria Olas, Ana Pessoa, Filipa Batista

Encenação, Criação e Produção: Carina Ferrão

CARTAZ / Ema Ribeiro (O! Galeria)

O cartaz desta edição, a terceira de 2018, tem por base uma ilustração de David Penela, formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e representado pela O! Galeria. A técnica utilizada pelo artista, mestre em desenho e técnicas de impressão pela FBAUP, é a risografia sobre papel.

Localizada na Rua de Miguel Bombarda, 61, na "porta de entrada" do chamado Bairro das Artes, a O! Galeria é um espaço dedicado exclusivamente à ilustração, onde Ema Ribeiro, o rosto por detrás da galeria, pretende afirmar que a ilustração "não é uma arte menor".

GALERIAS E EXPOSIÇÕES

Rua de Miguel Bombarda

Galeria São Mamede - Benedita Kendall, Narrativas sobrepostas

Galeria Serpente - Rafael Navarro, A PRESENÇA DE UMA AUSÊNCIA

- Homenagem a D. Manuel Álvarez Bravo

Galeria Presença - Nikolaj Bendix Skyum Larsen, "In Limbo"

Galeria Quadrado Azul - Zulmiro de Carvalho, escultura

Galeria Fernando Santos - Priscila Fernandes, Luísa's Wedding

Galeria Nuno Centeno - Group Show

Galeria Metamorfose - Filipe Rodrigues, "Depois do retorno do real"

Galeria REM Espaço Arte - Christian Pardó e Marcelo Mendonça, capsulaOpresión

Galeria Símbolo - Coletiva

Galeria João Lagoa - Coletiva

Galeria Paula Quintã - Nina Lima "as meninas"

Galeria Artes em Partes - Simão Carneiro, Pássaros (pintura)

Galeria Ap'Arte - Roberto Chichorro, Musicações de um andarilho

Galeria Trindade - Cristina Vela "O desesperado reino do amor", desenho

O! Galeria - Ching Yu Cheng, Now You're at page 28

Rua Dom Manuel II

Galeria Rui Alberto - sin-cera, alunos FBAUP

Rua do Rosário

Galeria Artes Solar de Sto. António - Coletiva