Cultura

No próximo domingo as ruas da baixa convidam a jogos de tabuleiro e muita animação de rua

  • Notícia

    Notícia

#jq_09ago_animacao_xonas_pedonais_45.jpg

João Queirós

No dia 16 de agosto, continuam a haver motivos para sair à rua e aproveitar as zonas temporárias pedonais do centro da cidade, agora com uma programação de atividades variada todas as semanas.

Com um conjunto de propostas de animação gratuita em três das artérias - Avenida Rodrigues de Freitas, Rua de Passos Manuel e Passeio das Virtudes - a cidade volta a convidar os munícipes e visitantes a usufruir do espaço público, medida que se manterá até ao final do verão.

Organizado pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto, no próximo domingo, entre as 14 e as 19 horas, a iniciativa contará com jogos tradicionais de tabuleiro, uma oficina criativa do som e ainda vários momentos de animação de rua.

Todas as atividades têm acesso gratuito, mas a lotação é limitada, respeitando as normas definidas pela Direção-Geral de Saúde.

PROGRAMA

> Avenida de Rodrigues de Freitas

Das 14 às 19 horas | Jogos do Hélder

Um enorme tabuleiro de sentido único, tipo Jogo da Glória, apresenta vários jogos e desafios para toda a família. Tudo a uma escala diferente do habitual e com a particularidade de se jogar com os pés ao invés das mãos.

Das 15 às 19 horas | Oficina Criativa de Som

As Edições Amateur, em parceria com o Praça da Alegria Futebol Club, apresentam uma oficina de introdução à gravação e edição áudio. Os participantes poderão captar e utilizar os sons do meio envolvente para, assim, construir um objeto sonoro em conjunto com os formadores. Não é obrigatório trazer equipamento pessoal e é necessária a inscrição prévia.

Das 16 às 19 horas | Oli & Mary

Duas personagens graciosas vão apelar às boas práticas de segurança de forma divertida e interativa, exagerando na distância de segurança, usando a fita métrica e desinfetando tudo ao seu redor.

> Rua de Passos Manuel

Das 16 às 19 horas | Brigada das Cores

Quatro animadores, cada um trajando de uma só cor, utilizam as técnicas da mímica, da sombra e dos movimentos lentos para criar um ambiente de grande impacto visual.

> Passeio das Virtudes

Das 16 às 19 horas | Diogo Duro

O artista português interpreta um palhaço divertido que, a bordo do um monociclo e em jogos de improvisação com o público, vai descobrindo os recantos e encantos do local.