Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

No fim de semana há bons motivos para sair de casa
16-06-2017

No sábado e domingo, são várias as propostas de animação social, cultural e desportiva. O Porto. deixa-lhe algumas sugestões para os próximos dois dias, vividos já em ambiente sanjoanino.

 

Toda a cidade já respira São João

No último fim de semana antes da noite mais longa e festiva do Porto, o cheiro a São João espalha-se já por todo o lado. Na tarde de sábado, a partir das 15 horas cumpre-se a tradição com a Arruada de Ranchos na cidade. À noite, a partir das 22 horas, é tempo de convívio nos bailaricos para quem quiser celebrar o santo com música, dança e alegria. No domingo, não deixe de passar pelo Posto de Turismo dos Aliados, onde, na montra, vai encontrar uma cascata comunitária de São João, construída pelas mãos (e coração) de muitos portuenses.

 

Há "Lojas na rua" da Baixa

Meia centena de estabelecimentos comerciais participam, no sábado, em Lojas na Rua, uma iniciativa que transporta o estabelecimento comercial para a via pública, ficando mais perto do público. Esta primeira edição irá decorrer, em simultâneo, nas ruas 31 de Janeiro, Clérigos e Carmelitas, das 14 às 18 horas, acompanhada com animação de rua.


Inaugurações Simultâneas animam quarteirão de Bombarda

Na tarde de sábado há novo ciclo de Inaugurações Simultâneas do Quarteirão Miguel Bombarda. Nesta edição, 18 galerias de arte contemporânea abrem as portas, a partir das 16 horas. Nas ruas, o evento ganha animação com performances, visitas guiadas e outras iniciativas. Acesso gratuito.

 

Circo e humor com o Trengo

No seu fim de semana de despedida, o festival de circo Trengo apresenta uma dezena de espetáculos de acesso gratuito e para toda a família nos jardins do Palácio de Cristal. No sábado, a partir das 16 horas, o Trengo junta-se, também, às Inaugurações de Miguel Bombarda para oferecer vários espetáculos de rua. Acesso livre.

 

Marégrafo da Cantareira orienta conversa sobre a barra do rio Douro

A capela-farol de São Miguel-o-Anjo recebe a sessão de Um Objeto e seus Discursos por Semana deste sábado, onde vão ser recordadas histórias testemunhadas pelo Marégrafo que está situado a poucos metros. Com início às 18 horas, é de acesso livre (mediante levantamento de bilhete).


A despedida do FITEI

Chega ao fim mais uma edição do Festival Internacional de Expressão Ibérica. São várias as propostas, com destaque para o espetáculo de encerramento, no sábado à noite: "Bacantes",


Pasteleira recebe "Noite de Reis"

O programa municipal Cultura em Expansão volta à Pasteleira no sábado, pelas 21,30 horas, com o teatro visual a "Noite de Reis: dez personagens e um cão", numa interpretação a solo da bailarina Leonor Keil, que dá vida aos personagens cómicos de Shakespeare. Acesso livre.

 

Cerveja artesanal no Porto Beer Fest

Até domingo, vai a tempo de provar cerveja artesanal na segunda edição do Porto Beer Fest, a decorrer nos jardins do Palácio de Cristal. A acompanhar, há uma seleção de street food, provas de degustação e um programa de animação que integra música e performances. Acesso livre.

 

Bom tempo para feiras e mercados ao ar livre

São vários os mercados e feiras de rua que no fim de semana animam diferentes espaços públicos da cidade. Para si, fizemos uma seleção de propostas, todas elas de acesso gratuito.

 

Corrida de São João na marginal do Douro

No domingo, corre-se (ou caminha-se) a 18.ª Corrida de S. João do Porto Santander Totta, considerada como uma das provas mais emblemáticas da cidade. Partida e chegada estão marcadas junto ao jardim do Calém (Fluvial).

 

Orientação ou Zumba, é só escolher

Não há desculpa para fugir à prática desportiva este fim de semana, com outras opções para além da Corrida de São João. No sábado, o programa municipal "Baixa em Forma" apresenta uma aula de orientação e outra de zumba, na Praça D. João I, com início às 10 horas. A participação é gratuita.