Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ninfa Eco abre conversa sobre música e mitologia
02-11-2018

A mitologia grega e a música estão no centro das atenções da próxima sessão do ciclo Um Objeto e Seus Discursos por Semana, que se realiza neste sábado na Academia de Música de Costa Cabral, a partir das 18 horas.


A infeliz história da jovem ninfa grega Eco vai variando consoante os relatores - à cabeça dos quais Ovídio - mas conta-se de um trago. Percorrendo bosques e vales, Eco era conhecida por uma característica: gostar sempre de ter a última palavra em qualquer conversa em que tomasse parte. Bem-falante, adorava ouvir-se e foi punida pela deusa Hera a ter sempre a última palavra, mas não por si escolhida. Reza a lenda que foi condenada a apenas poder falar repetindo o que outros dissessem. Daí que, etimologicamente, a palavra eco se defina como um som repetido, reenviado por um corpo duro, devido à reflexão das ondas sonoras.


Nesta sessão, vai ser discutido o castigo dado a Eco, a sua infeliz relação com Narciso e as suas repercussões acústicas, para lá da mitologia, numa conversa conduzida por Francisco Ferreira, maestro titular e diretor artístico da Banda Sinfónica Portuguesa e professor do Conservatório de Música do Porto, em que participam o historiador de arte Nuno Vaz de Moura e o jovem trompista Ricardo Matosinhos.


A sessão será ainda acompanhada de um momento musical protagonizado por Ricardo Matosinhos, que apresentará The Horn Calls you back! op.78, definida pelo artista como uma obra de caráter programático, inspirada em todas as pessoas que iniciam a sua formação com a trompa e que acabam por seguir outras áreas ligadas à música, como a composição ou mesmo áreas de temáticas mais distantes.


O espaço tem lotação de 70 lugares. Como habitual, a participação tem um custo de 2 euros e o bilhete pode ser adquirido em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.


Academia de Música de Costa Cabral

Rua de Costa Cabral, 877