Sociedade

Neste fim de semana passeie pelos jardins da cidade, visite exposições e assista a concertos

  • Notícia

    Notícia

#fib_jardins_palacio_cristal.jpg

Filipa Brito

Neste sábado e domingo, a cidade do Porto continua repleta de atividades ao ar livre, que lhe dão mais que motivos suficientes para sair à rua e desfrutar sozinho ou acompanhado.

O bom tempo convida a passeios ou até mesmo piqueniques pelos parques e jardins da cidade.
Aproveite para visitar os Jardins do Palácio de Cristal, que permite usufruir de um espaço verde idílico, em pleno centro da cidade, e de uma vista desafogada sobre o Rio Douro. 

Também neste sábado e domingo estão de regresso as zonas pedonais temporárias e, à semelhança dos fins de semana anteriores, são ao todo 13 artérias da Baixa do Porto que proporcionam aos peões a possibilidade de circular livremente pelo centro da cidade. A iniciativa municipal condiciona o trânsito entre as 8 horas de sábado e as 20 horas de domingo.

Agora com mais animação e desporto, e de forma a melhorar a experiência no espaço público, o projeto municipal acrescentou, no passado domingo, aulas de relaxamento e exercício físico, jogos tradicionais e várias propostas de animação na Avenida Rodrigues de Freitas, Rua de Passos Manuel e no Passeio das Virtudes.

As atividades, dinamizadas pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto e por vários parceiros privados, voltam neste domingo, entre as 9 e as 19 horas, com desporto e animação de rua.

Além das atividades ao ar livre, o "Porto." deixa ainda algumas sugestões de propostas culturais para complementar o fim de semana na cidade.

Exposições

Prolongada até ao final do ano, a exposição "Um século e tanto: 130 anos da National Geographic", patente no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, reúne um acervo de fotografias, mapas, vídeos e outros objetos da história da National Geographic Society, numa mostra que assinala os 130 anos da organização. A entrada é gratuita.

Ainda na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, encontra-se a exposição gratuita "50 anos da Chegada do Homem à Lua". Cinquenta anos depois de Neil Armstrong pisar a lua, a 20 de Julho de 1969, a Universidade do Porto assinala o acontecimento histórico com uma mostra que reúne, entre outras coisas, várias memórias alusivas a? viagem espacial, como selos, moedas, medalhas, cadernetas dos anos 60 e um mapa da Lua de 1958.

A pensar nos pequenos e graúdos, a Alfândega do Porto tem patente a maior exposição de LEGO europeia, numa mostra que reúne mais de 5 milhões de peças lego, distribuídas por 2.000 metros quadrados, que recriam o imaginário de alguns dos filmes mais emblemáticos da história do cinema.

Concertos

Para terminar as sugestões, a Porta-Jazz tem regresso marcado este domingo, pelas 19 horas, com os concertos no quintal da associação de músicos do Porto. Realizado a céu aberto, esta semana o palco pertence ao Eurico Costa Trio, composto pelo guitarrista portuense Eurico Costa, Demian Cabaud no contrabaixo e Marcos Cavaleiro na bateria. Os bilhetes podem ser reservados até às 17,30 horas do dia do concerto e têm o custo de 5 euros.