Sociedade

Neste fim de semana há Feira do Livro, atividades em ruas da cidade e propostas culturais

  • Notícia

    Notícia

#fib_feira_do_livro_dia6_42.JPG

Filipa Brito

Neste fim de semana, o bom tempo convida a visitas à Feira do Livro do Porto, de portas abertas até domingo, a atividades de lazer ao ar livre pelas ruas e a um conjunto de propostas culturais a decorrer em vários pontos da cidade.

O calor invita todos, uma vez mais, a usufruir dos últimos dias de verão fora de portas, com um desafogado conjunto de atividades de cultura e lazer.
Se ainda não teve oportunidade de visitar, até amanhã, dia 13, a Feira do Livro do Porto continua a oferecer uma vasta programação para todos os gostos. A decorrer nos Jardins do Palácio de Cristal, e de forma a garantir a segurança e bem-estar de todos os visitantes, o certame adotou um conjunto ainda mais apertado de medidas

Conheça o roteiro detalhado do "Porto." para o guiar sábado e domingo no festival literário. .

Lições, Debates e Conversas

Neste sábado, pelas 12 horas, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) recebe mais uma sessão de Lições, desta vez dedicada aos livros A Menina do Mar e a Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner. Nesta sessão, guiada por Matilde Campilho, o público será convidado a embarcar numa viagem pelo imaginário das duas obras da escritora, num território onde o espanto e a esperança se renovam sempre.

A Feira do Livro, como habitual, tem acolhido um ciclo de debates ao longo destas duas semanas da Feira. Hoje, pelas 19 horas, no auditório do Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, será a vez da jornalista e escritora Clara Ferreira Alves e do médico portuense Sobrinho Simões tentarem "espreitar" para além da bruma dos dias que correm e perceber o que mudou para sempre e o que, efetivamente, deveria mudar. A conversa contará com a moderação do jornalista Ricardo Alexandre.

Ainda nesta noite, pelas 21,30 horas, o auditório da BMAG apresenta a última sessão das Conversas Situadas, sob o tema Poder & Poderes, com a participação do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares. A sessão será moderada por Pedro Braga de Carvalho, deputado municipal do PS.

O segmento enquadra-se no extenso programa de comemorações do bicentenário da Revolução Liberal do Porto e pretende colocar frente a frente figuras incontornáveis do espectro político português.

No domingo, no mesmo auditório, pelas 16 horas, Maria de Sousa será homenageada, numa conversa levada a cabo por várias figuras do panorama atual, como Hélia Correia, Rui Horta, Manuel Sobrinho Simões, Maria Mota e Clara Ferreira Alves. O momento será moderado por Anabela Mota Ribeiro, numa passagem pela vida e brilhante percurso da cientista, escritora e professora universitária.

Já pelas 19 horas, no auditório do Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, acontece o último debate da edição da Feira. Levada a cabo pelo jornalista e escritor norte-americano a viver em Portugal, Richard Zimler, e pela escritora Joana Bértholo, nesta sessão será abordado o futuro do futuro, nomeadamente "como escrever distopias num tempo distópico?". O encontro será moderado pela atriz e poetisa Teresa Coutinho.

Exposições

Neste sábado, a partir das 18 horas, a Galeria Municipal do Porto apresenta duas novas exposições: "Prémio Paulo Cunha e Silva - 2.ª edição", que revela obras dos seis finalistas do Prémio criado pela Câmara do Porto, como homenagem ao antigo vereador da cultura; e "Waves and Whirlpools", que reúne obras de Luís Lázaro Matos e conta com a curadoria de Martha Kirszenbaum.

Concertos

Durante este sábado não faltarão momentos musicais a pautar a Feira do Livro. Às 15 horas, a Concha Acústica recebe o concerto Vamos Imaginar um Bairro de Luz, que resulta de uma residência artística no Bairro do Cerco, através de um projeto apoiado pela Câmara do Porto. Serão apresentados seis temas criados em conjunto pelos cerca de 40 participantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos. O momento contará ainda com a prestação dos Oupa Cerco.

Pelas 19 horas, o Terreiro da Casa do Roseiral acolhe mais um espetáculo da série Concertos de Bolso. Com a curadoria do Maus Hábitos, será a vez de Coelho Radioactivo, projeto do jovem João Sarnadas, subir a palco com um punk rock alternativo, desnudo e hedonista. De seguida, o público será brindado com o conjunto de vozes e instrumentos acústicos dos Retimbrar, um grupo com inspiração tradicional e forte matriz rítmica. Com um reportório constituído por criações próprias e interpretações de música popular portuguesa, a banda reúne melodias para todos os gostos.

Ainda nesta noite, pelas 21,30 horas, o Lago dos Cavalinhos acolhe mais um concerto dedicado ao universo soul com o Porta-Jazz ao Relento. Desta vez, a iniciativa convida Nuno Campos para apresentar o seu segundo disco, TaCatarinaTen, que resulta do projeto de 10 anos do artista como líder e compositor. A acompanhá-lo em palco estará o saxofonista José Pedro Coelho, o pianista Miguel Meirinhos e o baterista Ricardo Coelho.

Para encerrar de forma majestosa mais uma edição do grande certame da cidade dedicado à literatura, no domingo, às 18 horas, os pianistas Pedro Burmester e Mário Laginha apresentam, no Terreiro da Casa do Roseiral, um concerto a quatro mãos. Um momento a não perder, que vai unir o universo jazz ao repertório clássico. 

Programação infantojuvenil 

Nesta tarde de sábado, pelas 16 horas, a sala infantojuvenil da Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolhe a iniciativa Máscaras Gigantones, dirigida a crianças com mais de seis anos e acompanhadas por um adulto. Nesta sessão, elementos da cultura tradicional portuguesa (gigantones e cabeçudos, caretos e figurado de Barcelos) vão servir de inspiração para desenvolver máscaras de forma criativa e simples, explorando a expressividade e imaginação de cada um. 

No domingo de manhã, pelas 11 horas, o Jardim da Pena vai ser o ponto de partida para o Porto Literário Trocado por Miúdos, uma visita performativa a uma zona da cidade partindo da literatura, nomeadamente, de um conjunto?de livros infantojuvenis de autores ligados ao Porto. A tour acontece com recurso a audioguias para o acompanhamento da viagem, que incluem excertos da obra e do trabalho performativo de uma equipa de atores que animam o percurso e introduzem jogos. A atividade tem lotação limitada a 30 pessoas e as inscrições devem ser feitas através do email geral@bairrodoslivros.com.

Da parte da tarde, às 17 horas, a sala infantojuvenil da Biblioteca Almeida Garrett recebe uma peça de teatro para toda a família. O Pássaro na Cabeça é um espetáculo baseado na obra de Manuel António Pina, em que o brinquedo vai servir de palco à imaginação. Contando a história do ser humano, é refletida a forma como podemos ser capazes de brincar sem vergonha, mesmo quando a sociedade nos faz acreditar que tudo tem de ser muito sério. 

Espetáculos e Performances

Nesta tarde, pelas 18 horas, o espaço Ilha da Feira acolhe o espetáculo Reabilitação do Poeta Desiludido, uma viagem não cronológica pelos grandes artesãos da palavra do século XX em Portugal, que se inscreve na temática da própria escrita, no papel do escritor enquanto testemunho de uma época histórica e na relação evolutiva e de oposição entre os vários movimentos artísticos. Esta experiência poética imersiva pretende associar o espetáculo a quatro exercícios práticos assentes em conceitos inerentes ao poético.

Já no domingo, às 17 horas, o Lago dos Cavalinhos abriga mais um espetáculo do Trengolas. Os Trengos à Solta vão levar três propostas de circo contemporâneo de diferentes artistas e áreas, organizadas pela Erva Daninha. Nesta tarde, a performance Polychromatic Void de Didac Gilabert, em sentido figurado de Maurício Jara e The Gentlemad de Mica Paprika, prometem fazer as delícias do público.

Ainda amanhã, pelas 19 horas, o Lago recebe a performance de dança e acrobacia ArQuéTipo, escrita para o espaço público e que convida o espetador a refletir sobre o tema do "Amor" na sociedade contemporânea. 

Cinema

No domingo, pelas 21,30 horas, o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolhe o último filme do ciclo dedicado à artista americana Lynn Hershman Leeson. !Women Art Revolution (!W.A.R), de 2010, é um filme elaborado a partir do abundante espólio videográfico de Leeson, que relata os principais desenvolvimentos do movimento artístico feminista nos EUA. Combinando entrevistas a artistas, historiadoras e curadoras - como Judy Chicago, Martha Rosler, Adrian Piper ou Guerrilla Girls -, com a apresentação de icónicas obras de arte feministas e imagens de arquivo da época, !W.A.R. é um documento essencial para compreender o contributo feminista na transformação radical do panorama artístico e cultural. 

A programação completa da Feira do Livro 2020 e todas as medidas de prevenção a adotar no recinto podem ser consultadas AQUI

Se ainda restar tempo para passear pela cidade, aqui se reproduzem mais algumas sugestões para este fim de semana.

Desde dia 10 de setembro, o Forte de São João Baptista, na Foz do Douro, acolhe o evento de arte e cultura Foz'Arte. Neste sábado e domingo há uma exposição com visitas guiadas para ver e uma oficina de artes plásticas, organizada pela Imaginar do Gigante.

À semelhança dos fins de semana anteriores, neste domingo algumas artérias das zonas pedonais temporárias da cidade vão estar repletas de animação. Desportos infantis, jogos tradicionais, oficinas e performances itinerantes fazem parte da programação

Também neste dia 13, acontece o último passeio guiado que convida a descobrir histórias de algumas ruas da cidade. Nesta sessão, com arranque às 10 horas, será a vez de explorar o Passeio das Virtudes e a Rua do Doutor Barbosa de Castro.

Ainda neste domingo, pelas 17 horas, o Parque de São Roque vai receber o concerto do coletivo vocal feminino Sopa de Pedra. A iniciativa enquadra-se na programação da atividade municipal Cultura em Expansão