Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Neste fim de semana escute livros e assista a uma performance, homenageie o cinema e veja exposições
28-02-2020
O Fantasporto e uma performance do programa paralelo da nova exposição do Museu da Cidade encabeçam as propostas do "Porto." para o seu fim de semana, num conjunto de eventos que vão decorrer em locais cobertos para defesa da chuva e vento que estão previstos.

O Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto está a comemorar 40 edições e a abertura oficial acontece na noite de sexta-feira, no Grande Auditório do Rivoli, com a exibição de "Adverse", de Brian Metcalf, e "A Night of Horror: Nightmare Radio", de múltiplos realizadores, enquanto no Pequeno Auditório é apresentado "Our Evil", de Samuel Galli, e "Still/Born", de Brandon Christensen.

Mas as propostas sucedem-se ao longo dos próximos dias, até 8 de março, sendo de destacar que a escolha do homenageado com o Prémio Carreira deste ano recaiu sobre o realizador galês Julian Richards (na foto), "um dos maiores distribuidores de cinema fantástico do mundo" e uma "pessoa de grande empenho na divulgação" desse género. Por isso, está agendada a exibição de vários filmes da sua autoria e da sua companhia Jinga Films, no Rivoli. Veja tudo no site oficial  ou consulte a programação na plataforma issuu. 

Livros e árvores na Biblioteca Pública

O programa operativo do recém-fundado Museu da Cidade está em curso e propõe para sábado um mergulho na exposição que acaba de inaugurar no Gabinete do Som (Biblioteca Pública Municipal do Porto, ao Jardim de São Lázaro), "Livros são árvores, bibliotecas são florestas". O "mergulho" é dado ao assistir à ação performativa marcada para as 16 horas nos claustros da biblioteca: Ángela Diaz Quintela e Daniela Cruz deslocam-se por outro tempo, numa analogia entre as páginas de um livro, as folhas de uma árvore e também as pessoas que habitam aquele lugar e o seu próprio corpo.

Este evento faz parte do programa operativo ESCUTA que se desenvolve em torno da voz, da palavra e do som, propondo ações ao vivo, e é também uma oportunidade para descobrir o Gabinete do Som, a galeria de exposições temporárias agora remodelada, com outros olhos e outros ouvidos.

Jogar ou aprender Xadrez no MT Bolhão

Neste sábado, pelas 11 horas, tem hipótese de jogar, aprender a jogar e ficar a conhecer truques de xadrez. É essa a proposta do programa de animação do Mercado Temporário do Bolhão, que oferece uma sessão de acesso livre com a ajuda do Grupo de Xadrez do Porto.

Exposições

As exposições que pode visitar são das temáticas mais variadas. Além da já referida, na Biblioteca Pública, pode ir até à Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto ver a "Galeria X", que apresenta trabalhos da autoria da arquiteta e ilustradora Ana Aragão (entrada gratuita).

Por sua vez, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) tem patente "Um século e tanto: 130 anos da National Geographic", que celebra mais de um século de história de uma das mais icónicas organizações do mundo.

Por último, recorde-se que "Paula Rego. O Grito da Imaginação" está na reta final e fechará a 8 de março, pelo que tem agora uma das últimas possibilidade para ir ver o núcleo de obras de Paula Rego na Coleção de Serralves.