Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Nadadora do Fluvial classifica-se para os Jogos Olímpicos Rio2016
01-07-2016

A nadadora Clube Fluvial Portuense, Vânia Neves, 16.ª classificada na prova de qualificação de águas abertas realizada em Setúbal, assegurou uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio2016, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Natação (FPN).


A Federação Internacional de Natação convidou Vânia Neves depois de um tribunal neozelandês não ter dado provimento ao recurso de Charlotte Webby, 31.ª classificada na maratona de 10 km de Setúbal e que pretendia ocupar a vaga continental (Oceânia). A federação neozelandesa exigia um lugar entre os 16 primeiros na prova realizada no rio Sado.


Vânia Neves, 89.ª atleta portuguesa apurada para os Jogos do Rio de Janeiro, é a quarta nadadora lusa com presença assegurada no Brasil, juntando-se aos três elementos da natação pura já qualificados: Alexis Santos (200 m estilos), Diogo Carvalho (200 m estilos) e Victoria Kaminskaya (400 m estilos).


Vânia Neves é 26.ª nadadora mundial no conjunto das duas provas de qualificação, ou seja, o Mundial de Kazan, na Rússia, que apurou 10 nadadoras, e a prova de qualificação de Setúbal, que apurou mais 15.


Vinte anos depois, o Fluvial volta a ter um atleta presente nos Jogos Olímpicos, depois de Manuel António Fernandes (Remo), em Atlanta (1996) e Vasco Sousa (Natação), em Seoul (1988).