Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Noite Europeia dos Investigadores celebra-se nesta sexta-feira no Museu da UP
27-09-2017

A Noite Europeia dos Investigadores está de volta para celebrar a ciência, aproximar investigadores e cidadãos e mostrar o impacto da investigação científica no quotidiano de todos. Na cidade, a iniciativa dá ao público a oportunidade de participar em atividades no futuro Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP). O programa estende-se das 18 às 24 horas.


Subordinada este ano ao tema "Ciência no dia-a-dia", a Noite dos Investigadores permitirá aos participantes, no Porto, participar em jogos interativos, vestir a pele de cientistas e realizar experiências divertidas, aprender mais sobre investigação e a sua aplicação prática na vida dia, entre outras propostas.


De participação gratuita, o evento no MHNC é realizado em colaboração com 19 parceiros, mobilizando mais de uma centena de investigadores, estudantes e voluntários. Ao encontro do tema geral, desenha-se um programa que permitirá, por exemplo, aprender mais sobre alguns animais e ecossistemas, avaliar a qualidade da água, fazer uma sobremesa por processos na base da cozinha molecular ou construir um ovo que não parte. Física, química, medicina, matemática, engenharia ou ecologia são apenas exemplos de áreas a vivenciar de forma criativa e desafiante.


A perto de 30 atividades em permanência (18-24h) juntam-se outras de hora marcada, designadamente um debate sobre a aplicação de diferentes áreas de investigação no dia-a-dia de forma transparente; uma sessão para dar o conhecer quão antigos são os graffitis; e um encontro onde os sentidos dos visitantes serão desafiados através de uma série de alterações físicas.


Haverá ainda a oportunidade de conhecer os resultados das atividades de investigação desenvolvidas nos dois últimos anos letivos por estudantes e professores de duas escolas secundárias do Porto.


Refira-se que o MHNC foi criado no final de 2015 pela fusão do Museu de História Natural e do Museu da Ciência da U.Porto/Núcleo da Faculdade de Ciências. Tem como missão fundamental promover a difusão do conhecimento sobre a evolução, diversidade e a convergência entre o mundo natural e cultural. Integra dois polos - o central (onde decorre a Noite dos Investigadores), nas instalações do Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira), e outro que inclui a Galeria da Biodiversidade e o Jardim Botânico do Porto.


Conheça todo o programa da Noite dos Investigadores no Porto aqui.