Sociedade

Na Avenida dos Aliados o São João tem três dias

  • Notícia

    Notícia

#mno_jq_s_joao_banda_sinfonica_12.jpg

João Queirós

Neste fim de semana o São João manda nos Aliados. Na sexta-feira, a partir das 21,30 horas, desfilam as tradicionais rusgas. Na noite de sábado para domingo, há música popular ao vivo. Na tarde de 24, a Banda Sinfónica convida para o Concerto de São João. Nestes dias, em particular na grande noite sanjoanina, os transportes públicos são a forma mais rápida e segura de chegar ao centro da festa.

As Rusgas de São João realizam-se na noite desta sexta-feira, 22 de junho. Para comodidade do público, concentram-se nos Aliados, onde a partir das 21,30 horas vão atuar oito formações representativas de toda a cidade.

Devido à realização do evento, que atrai sempre muita gente, há a considerar alguns condicionamentos de trânsito.

Já no sábado, dia 23, a principal sala de visitas da cidade transforma-se num imenso arraial com o Tributo a António Mafra: a partir das 22 horas, são relembrados os sucessos do conjunto que mais músicas dedicou ao São João do Porto.

Após a paragem que se impõe para todos assistirem ao espetáculo piromusical - com 19 minutos e meio de fogo de artifício sobre o rio Douro - a música popular portuguesa regressa aos Aliados com José Cid. O artista, que começa a atuar pela meia-noite e meia, promete, mais do que um concerto, uma grande festa.

Na tarde de domingo, a partir das 17,00 horas, o palco nos Aliados pertence à Banda Sinfónica Portuguesa, que convida para o Concerto de São João o Quarteto de Clarinetes de Lisboa.

PLANO DE MOBILIDADE E TRANSPORTES PÚBLICOS ATÉ À FESTA

Para a grande noite, como é habitual, está criado um Plano de Mobilidade. Em torno dos centros dos festejos (nomeadamente, Baixa e Zona Histórica) é estabelecido um perímetro de segurança, com restrições à circulação automóvel, conforme se apresenta neste mapa.

Os condicionamentos de trânsito de 23 para 24 de junho podem ser consultados ao pormenor aqui.

O uso dos transportes públicos é, pois, a melhor opção, sendo que tanto a STCP como a Metro do Porto garantem operações especiais ao longo da noite. Com conforto e segurança, chega-se mais depressa ao coração das festas.

No âmbito do plano estabelecido, são abertos corredores de passagem para a circulação de veículos prioritários e alguns autocarros.

Fora do perímetro de restrições à circulação automóvel, dá-se aos automobilistas a possibilidade de utilizarem o Andante em vários parques de estacionamento da cidade, ao longo da noite e por valores reduzidos

Consulte o programa oficial das Festas da Cidade, que se estende no calendário e abrange muitas outras iniciativas.