Sociedade

Música e homenagem à resistência marcam as celebrações do 25 de Abril

  • Notícia

    Notícia

#fib_25_abril_01.jpg

Filipa Brito

Concertos, fogo-de-artifício, jogos tradicionais, uma homenagem aos resistentes antifascistas e o tradicional Desfile pela Liberdade integram o programa deste ano das comemorações do 25 de Abril, no Porto. A celebração começa na véspera do feriado, com dois concertos na Avenida dos Aliados.

A Kumpania Algazarra dá início à festa, com uma atuação na maior sala de espetáculos da cidade, na noite de 24 de abril. Já com 15 anos de carreira, esta fanfarra que mistura sons balcânicos, árabes, latinos e africanos com o ska ou o funk sobe ao palco a partir das 22 horas.

Pouco antes da meia-noite, e a anteceder o lançamento do fogo-de-artifício, há lugar a uma apresentação do Coral da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que assinalará a entrada no Dia da Liberdade.

A noite termina com o espetáculo do rapper Piruka, nome emergente do hip hop nacional.

No feriado de 25 de abril, a programação arranca a partir das 10 horas na Praça de D. João I, com uma manhã dedicada aos mais pequenos e preenchida com vários jogos tradicionais.

À tarde, pelas 14 horas, o Museu Militar do Porto recebe uma homenagem aos resistentes antifascistas, cerimónia que antecede o tradicional Desfile pela Liberdade, que arranca no início no Largo de Soares dos Reis, junto à antiga PIDE, e ruma até à Avenida dos Aliados.

O dia termina no palco dos Aliados com dois momentos de música tradicional portuguesa. A partir das 15,30 horas, atua a Chulada da Ponte Velha e, meia hora depois, é a vez da Ronda dos Quatro Caminhos.

O programa, todo com acesso gratuito, é organizado pela Câmara do Porto e a Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril no Porto, que envolve várias associações da cidade.

PROGRAMA

Quarta-feira, 24 de abril

Avenida dos Aliados  

22h00: Concerto da Kumpania Algazarra  

Atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto

00h00: Espetáculo de fogo-de-artifício

00h20: Concerto de Piruka

Quinta-feira, 25 de abril

Praça de D. João I  

10h00: Manhã Infantil/Jogos Tradicionais  

Largo de Soares dos Reis

14h00: Homenagem aos Resistentes Antifascistas na EX-PIDE (Rua do Heroísmo)

14h30: Desfile da Liberdade (rumo aos Aliados)

Avenida dos Aliados

15h00: Chulada da Ponte Velha

16h00: Ronda dos Quatro Caminhos