Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Música e contos infantis inspiram espetáculo de Ricardo Neves-Neves & Filipe Raposo no Rivoli
04-04-2019
Numa floresta de terror - com a Orquestra Académica Metropolitana ao fundo - vivem três meninas órfãs, de 8, 12 e 16 anos. Esta é a premissa de "Banda Sonora", espetáculo que partiu da composição musical de Filipe Raposo, com texto e encenação de Ricardo Neves-Neves, e que chega agora ao Teatro Rivoli, nos dias 5 e 6 de abril (sexta-feira e sábado).

A peça centra-se num dia de três jovens órfãs que representam ambições muito vincadas na sociedade e que se desmembram/multiplicam em três outras figuras através de texto falado e cantado, repleto de metáforas e contos (relativamente) tradicionais. Entre o nonsense, o delírio e a inocência extravagante, numa forte ligação a uma essência musical, rítmica e polifónica, percorre-se um caminho pela floresta desde a dissecação de sapos até à secreta introdução ao tabagismo.

O processo criativo deste trabalho - que durou apenas cerca de 2 meses - assenta em dois princípios: o texto decorreria da música, e não o contrário; o universo a explorar seria o dos contos infantis. Assim, foi atingido o resultado: "Fomos parar ao cinema de terror e isso acabou por marcar todo o ambiente, desde os sons ao cenário - que é uma floresta, uma presença muito forte no universo infantil, que remete por um lado para o obscuro, o sombrio, o medo, e por outro para a magia da Primavera".

Interpretada ao vivo pela Orquestra Académica Metropolitana, sob a direção do maestro Cesário Costa, "Banda Sonora" resulta das experiências com os 33 músicos e com as vozes de seis atrizes em palco. Um dos objetivos de Ricardo Neves-Neves, autor e encenador da peça, foi o de evidenciar o "lado trágico e efémero da vida, e mostrar a pouca importância que muitos lhes dão, mesmo que tal se deva a infantilidade ou ignorância".

Depois ter sido apresentado no São Luiz Teatro Municipal (Lisboa) e no Cine-Teatro Louletano (Loulé), "Banda Sonora" é apresentado no Grande Auditório do Teatro Rivoli nesta sexta-feira, 5 de abril, às 21 horas, e no sábado dia 6, às 19 horas.