Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Museus desafiam para a descoberta do património em visitas e conversas
24-07-2018
Os museus municipais do Porto têm, para os próximos dias, propostas para dar a conhecer o património da cidade através de visitas, conversas, passeio e música. Acontecem fora dos horários habituais e com acesso gratuito ou a preço reduzido.

Já na quinta-feira, dia 26, às 18 horas, o ciclo Visita Fora de Horas sugere o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, equipamento reaberto neste ano após obras de requalificação que trouxeram também uma nova exposição permanente. Situado junto ao Palácio de Cristal, o museu - onde viveu os últimos anos o Rei da Sardenha e Príncipe de Piemonte, Carlos Alberto de Sabóia-Carignano, avô de Dona Maria Pia - recria o ambiente exterior e interior de uma habitação burguesa do século XIX, com mobiliário e objetos decorativos da época, incluindo os aposentos do monarca. 
Esta visita tem o preço de €2,20 por pessoa e o bilhete pode ser adquirido online ou nos locais habituais.

À mesma hora, o Palacete dos Viscondes de Balsemão (curiosamente, a habitação temporária do rei Carlos Alberto antes do edifício da Quinta da Macieirinha) acolhe a sessão do ciclo Conversas Fora de Horas.
De participação gratuita mas limitada à lotação do espaço, esta conversa debruça-se sobre o património arquitetónico e arqueológico da cidade e tem assim por palco um dos edifícios históricos do Porto, na Praça de Carlos Alberto.

Já na sexta-feira, igualmente às 18 horas, é tempo de visitar um antigo templo localizado no Centro Histórico. Trata-se da Capela de Nossa Senhora das Verdades, hoje dessacralizada, que também neste ano reabriu as portas ao público após obras de reabilitação. Por iniciativa da Câmara do Porto, ali funciona agora o Centro de Acolhimento do Peregrino, no âmbito do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.

Esta proposta, integrada no ciclo Museus ao Entardecer, inclui um trecho desse caminho e um recital de harpa pela Banda Sinfónica Portuguesa. O bilhete tem o custo de €2,20 e pode ser adquirido online ou nos locais habituais.

Descubra muitas mais propostas dos vários polos do Museu da Cidade, descarregando o programa semestral "O que há de novo nos Museus Municipais?".