Cultura

Museus celebram tradição em dia internacional

  • Notícia

    Notícia

#fib_museu_marta_ortigao_sampaio_17.jpg

Filipa Brito

Aproxima-se a festa dos museus e o Porto deixa um convite à população para conhecer melhor as memórias da cidade. No próximo sábado (18 de maio) assinala-se o Dia Internacional dos Museus e, nesse mesmo dia, a Noite Europeia dos Museus.

Há mais de 30 museus e de 70 atividades disponíveis para diferentes públicos, entre apresentações, conferências, dança, exposições, música, oficinas, teatro e visitas orientadas promovidas pela Câmara do Porto. Haverá um "museuspaper " que propõe três modalidades de participação gratuita - Pequena Rota (3 museus), Grande Rota (6 museus) e Mega Rota (9 museus) - e desafia a responder acertadamente a questões relacionadas com cada um dos espaços ou exposições, oferecendo lembranças a quem acertar nas respostas.

"Os museus como centros culturais: o futuro da tradição" é o tema da programação deste ano que apresenta uma extensa lista de locais a visitar, muitos com horário de funcionamento alargado precisamente para assinalar este dia. Muitas das propostas são de acesso livre ou a preço mais reduzido, sendo que em alguns casos necessitam de inscrição prévia para a respetiva participação.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado desde 1977 por proposta do ICOM - Conselho Internacional dos Museus, que funciona como organismo consultivo da UNESCO. Já a Noite Europeia dos Museus surgiu por iniciativa do Ministério da Cultura e da Comunicação de França, a que aderiram progressivamente os museus de outros países, como é o caso de Portugal.

+Info: Programação 2019