Sociedade

Museu de História Natural de Londres vem mostrar exposição sobre o fim...

  • Notícia

    Notícia

#DR_Exposicao_Extincao-.jpg

A exposição itinerante "Extinção - O fim ou o início", do Museu de História Natural de Londres, inaugura na Alfândega do Porto nesta segunda-feira, 28 de maio, para retratar o "fascinante e controverso" tema da extinção, através dos espécimes das coleções do prestigiado museu britânico.

Certificada pela experiência e conhecimento de cerca de 300 cientistas que colaboram com o museu, a exposição apresenta mais de 60 espécies, entre as quais se incluem alguns dos elementos mais icónicos das coleções daquela instituição: fósseis de dinossauros e de outras espécies extintas há milhares de anos, espécies recentemente extintas, como o golfinho de rio Baiji, na China, e outras espécies que se encontram em vias de extinção, mas que ainda poderão ser salvas.

A mostra explora o papel crucial que a extinção pode desempenhar na evolução da vida, despertando os visitantes para as consequências da atividade humana, suscetível de ameaçar a biodiversidade, o curso climático do planeta e a própria sobrevivência da espécie humana.

As últimas descobertas científicas sobre extinções em massa ganham vida através de espécimes reais, imagens de vídeo, jogos interativos e outras tecnologias, à medida que os visitantes viajam pela exposição, permitindo-lhes a participação e adaptando-se aos diferentes públicos e faixas etárias.

Uma das áreas mais procuradas na mostra, quando esteve patente em Londres, foi um jogo interativo de simulação, em que os visitantes testam as suas estratégias de sobrevivência através da orientação e adaptação das suas espécies virtuais para evitar ataques de meteoritos, erupções vulcânicas e mudanças climáticas.

"Extinção - O fim ou o início" ocupa no Porto mais de 1 000 metros quadrados de área expositiva e conta com dezenas de filmes e audiovisuais dinâmicos, bem como diversas atividades e jogos interativos. Fica patente ao público até 8 de outubro.

+Info: www.extincao.pt