Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Museu da Cidade convida para um mergulho na história das fundições
06-08-2019
"Fundições portuenses: impactos no desenvolvimento urbano e na inovação técnica e artística" é o tema da iniciativa que o Museu da Cidade promove na próxima quinta-feira, 8 de agosto.

De acesso gratuito, mas limitado a 50 lugares, a sessão decorre a partir das 15 horas no Palacete dos Viscondes de Balsemão e integra o ciclo "A Cidade à Conversa", sendo interveniente Maria da Luz Sampaio, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e bolseira de pós-doutoramento pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia com o projeto dedicado à História do Ensino da Engenharia em Portugal (1911-1960).

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com Pós-graduação em Museologia Social na Universidade de Lusófona, Mestrado em Estudos Locais e Regionais na FLUP e Doutoramento em História e Filosofia da Ciência, Maria da Luz Sampaio participou no projeto de investigação do Inventário do Património Industrial da Cidade do Porto e, em 1996, participou no programa museológico e na abertura do Museu da Ciência e Indústria do Porto. De 2000 a 2011, assumiu funções de diretora do Museu da Indústria do Porto. Professora de História do Traje e de Museologia na Escola Artística Árvore, é também autora de livros e artigos sobre musealização de edifícios industriais, património industrial, história da técnica e da indústria.

A sessão desta semana dedicada às fundições do Porto faz parte do programa semestral "O que há de novo nos museus municipais?", que pode consultar ou descarregar a partir do anexo.

/
Palacete dos Viscondes de Balsemão