Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Museologia rende ao Porto mais 5 prémios nacionais
27-05-2019
Os prémios anuais APOM - Associação Portuguesa de Museologia voltaram a distinguir várias entidades do Porto, desta vez com cinco galardões que reconhecem outros tantos projetos implementados na ou a partir da cidade.

Desde logo, destaca-se um trabalho relacionado com um dos museus municipais, designadamente a tese de mestrado em museologia "Famílias em Museus: Proposta para a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio", de Andreia dos Santos Diogo, que arrebatou o Prémio Estudo sobre Museologia.

Na cerimónia de entrega dos prémios, que aconteceu na passada sexta-feira, em Leiria, foi também reconhecido o particular interesse do projeto de literacia financeira para crianças e jovens em idade escolar "No Poupar Está o Ganho", que conquistou o Prémio Projeto de Educação e Mediação Cultural. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Museu do Papel-Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e que tem a Câmara do Porto como parceira.

Por seu lado, o Museu FC Porto foi galardoado com dois Prémios APOM 2019 - o Prémio Informação Turística e o Prémio Parceria - enquanto a Faculdade de Letras da Universidade do Porto mereceu uma Menção Honrosa na categoria de Projeto Internacional pela sua participação no Mu.SA - Museum Sector Alliance,  um projeto que tem por objetivo criar ferramentas educativas com vista ao desenvolvimento das competências digitais dos profissionais de museus, através do ensino à distância.

A cidade do Porto tem sido distinguida nas edições recentes dos Prémios APOM, nomeadamente somando os quatro prémios em 2018 e outros quatro em 2017 aos três que tinham sido conquistados pelos museus municipais em 2016.

A edição de 2019 dos Prémios APOM atribuiu o título de Museu do Ano ao Museu da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, recaindo a respetiva Menção Honrosa sobre o Centro de Interpretação do Românico.