Educação

Município vai criar oferta adicional de 5 horas de atividades nas escolas

  • Notícia

    Notícia

#mno_escola_caramila_03.jpg

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto vai tornar mais robusta a oferta de atividades nas escolas sob a sua responsabilidade, alargando o número de horas de funcionamento disponibilizadas aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

A medida foi aprovada em sede do Conselho Municipal de Educação, na sequência de uma reflexão estratégica em torno dos programas e projetos educativos promovidos pela Câmara do Porto, do reordenamento da rede escolar e da oferta formativa para o ano letivo 2019/2020.

Assim, o Conselho Municipal de Educação do Porto, presidido pelo vereador da Educação, Fernando Paulo, aprovou uma proposta para o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular já para o próximo ano letivo.

Nesse âmbito, estão previstas cinco horas semanais de atividades para os 1.º e 2.º anos e três horas semanais de atividades para os 3.º e 4.º anos, de acordo com a legislação em vigor. Além disso, no quadro do programa municipal Porto de Atividades, será criada uma oferta de mais cinco horas semanais de diversas atividades, para todos os anos de escolaridade do 1.º CEB, de modo a permitir o funcionamento da escola a tempo inteiro.

O Conselho Municipal de Educação é um órgão de coordenação e consulta que congrega diversas instituições da cidade e que tem como objetivo promover a responsabilização, o comprometimento e a capacidade de intervenção ao nível das políticas para a educação.