Sociedade

Município toma posição sobre eleições na entidade Turismo do Porto e Norte

  • Notícia

    Notícia

#mno_RE_08_01_02.JPG

Considerando "a mais-valia para o desenvolvimento sustentável do turismo de toda a região Norte, e do Porto em particular" que representará a lista encabeçada por Luís Pedro Martins à presidência da entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), o Executivo Municipal aprovou esta manhã, com abstenção da vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, a moção de apoio a esta candidatura, apresentada pelo vereador Ricardo Valente, responsável pelo Pelouro da Economia, Turismo e Comércio.

Na sua intervenção, Ricardo Valente referiu que o apoio a Luís Pedro Martins se justifica pelo "currículo bastante rico, o trabalho bastante profícuo e a ligação muito clara à área do turismo" do candidato às eleições para a presidência da TPNP, que decorrem no próximo dia 18 de janeiro.

Para o vereador, numa época em que o turismo representa "um vetor estratégico para a economia da cidade" e que "os desafios são cada vez mais prementes", esta candidatura "coloca a ênfase certa, na ligação da entidade com os municípios" e também com a região Norte.

Manuel Pizarro, em representação do PS, apoiou a moção apresentada pelo Executivo de Rui Moreira, dizendo que aguarda que com esta lista "tenhamos uma TPNP reativada e que ultrapasse as dicotomias que volta e meia se estabelecem entre interior e litoral". E acrescentou que o Município se deve associar à resolução dos "problemas gravíssimos" que esta entidade atravessa.

Já a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, justificou a sua abstenção pelo facto "do fraco conhecimento" das pessoas que integram aquela candidatura, não deixando, contudo, de referir que "a Câmara deve dar o seu contributo para o problema sério que a TPNP tem vivido".

Como sustenta a moção, "o Município do Porto participa na Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP, E.R.), sendo membro da sua Assembleia Geral, constituindo um dos seus direitos enquanto entidade participante tomar parte e votar nas assembleias gerais". Neste momento, essa competência de representação está delegada no vereador com o pelouro da Economia, Turismo e Comércio.

A Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal "possui a competência da promoção interna do destino turístico Porto e Norte de Portugal, desempenhando um importante papel de interesse público", refere o documento.

Daqui a dez dias, realiza-se uma Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral, apresentando-se a votação duas listas concorrentes aos órgãos sociais.

Luís Pedro Martins é consultor e especialista em Marketing e Comunicação. O também docente na Porto Business School desempenha, atualmente, o cargo de diretor executivo da Irmandade dos Clérigos.