Mobilidade

Município sensibiliza para segurança na utilização de bicicletas e trotinetas de serviços de partilha

  • Notícia

    Notícia

Regressou às ruas a campanha através da qual a Câmara do Porto pretende sensibilizar para a segurança na utilização de veículos de serviços de partilha. Com o mote "Não é tudo teu, é tudo nosso!", a iniciativa dá a conhecer as regras de circulação e estacionamento de bicicletas e trotinetas disponibilizadas na cidade pelas várias operadoras de mobilidade partilhada.

A campanha está visível não apenas através dos mupis espalhados pela cidade, mas também pelos flyers que começaram a ser distribuídos nas ruas da Invicta. A informação está igualmente disponível nos postos de turismo oficiais e em equipamentos municipais, e em meio digital, através de anúncios e banners.

A circulação de veículos de serviços de partilha é autorizada em toda a rede rodoviária do Município, mas com algumas exceções: arruamentos incluídos em zonas de acesso automóvel condicionado; espaços dedicados à circulação de veículos sobre carril; corredores BUS; estrada nacional 12 (conhecida como Estrada da Circunvalação); Via de Cintura Interna (A20, A28 e A1) e respetivos nós de acesso; Avenida AEP; pontes do Freixo, Luiz I (tabuleiro superior) e Arrábida; e em túneis.

O parqueamento de veículos pelos utilizadores de serviços de partilha deve ser efetuado preferencialmente num ponto destinado ao efeito que tenha lotação disponível. Os pontos de partilha destes serviços estão devidamente identificados no local, com marcações azuis no pavimento e sinalética vertical complementar. A lotação de cada ponto de partilha é definida na sinalização existente no local, não podendo ser excedida.

Os serviços de mobilidade partilhada estarão disponíveis para os utilizadores entre as 6 e as 22 horas. Para mais informações consulte o folheto.