Proteção Civil

Município previne riscos com simulacros pela cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_simulacro_escola_Noema_12.jpg

Filipa Brito

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett acaba de ser palco de um simulacro de incêndio, no âmbito de uma série de ações de prevenção que a Câmara do Porto vem promovendo em diversos pontos da cidade.

A ação desta manhã naquela biblioteca, situada nos Jardins do Palácio de Cristal, conclui o conjunto de simulacros realizados pela Direção Municipal de Proteção Civil com o objetivo de consciencializar para a importância de rotinar procedimentos de autoproteção em caso de incêndio.

Esta iniciativa insere-se no Projeto IR - Informar para os Riscos, que dura desde há vários meses e que tem contemplado simulacros de incêndio em diversos locais, não apenas equipamentos municipais mas outros organismos e instituições. Entidade Reguladora da Saúde, Cidade das Profissões, Biblioteca Pública Municipal do Porto,
Centro de Recursos Sociais do Porto (antiga Escola da Fontinha), Hotel Porto Nobre, Colégio Júlio Dinis, Escola Secundária Carolina Michaelis e Shopping Center Alameda Shop & Spot foram alguns dos palcos destas ações de prevenção municipal. 

O Projeto IR - Informar para os Riscos contempla outras vertentes direcionadas a faixas etárias específicas ou grupos (crianças, estudantes, banhistas, etc.), diferentes alturas do ano e outros fatores. Inclui ações de sensibilização, medidas de autoproteção e prevenção quanto a riscos naturais, cheias e inundações, incêndio urbano, vaga de frio, perigos nas praias.