Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Município do Porto está na Cimeira Asiática de Inovação em Smart Cities
06-09-2017

O Município do Porto está a participar pela primeira vez na Cimeira Asiática de Inovação em Smart Cities (Smart Cities Innovation Summit Asia 2017). O evento decorre entre hoje e sexta-feira, 8 de setembro, no KINTEX, o imponente centro internacional de congressos da Coreia do Sul, na cidade de Goyang. A autarquia é representada por uma das suas estruturas de transformação da cidade, a Porto Digital.


Numa participação coordenada pela Porto Digital, no contexto do ScaleUp Porto, que contou com o apoio da AICEP e da Invest Porto, além da participação na cimeira, a delegação portuense chegou à Coreia do Sul com uma série de reuniões agendadas com parceiros locais para promoção do Porto enquanto cidade inovadora e sustentável.


Mais de 200 delegações de cidades de 57 países participam na cimeira, onde o Porto apresenta a estratégia que vem implementando com as forças e as pessoas da cidade. À Ásia leva-se o ecossistema local enquanto "laboratório vivo" de cocriação, conhecimento e cultura.


"Investigação, Envolvimento e Capacitação" é, aliás, o mote de cidade inteligente (smart city) que o Porto comunica no evento, dando a conhecer iniciativas e ambientes modelares de incentivo à inovação, potenciação do know-how existente e capacitação de cidadãos e empresas.


As melhores práticas, dinâmicas e casos de sucesso, empresas e projetos inovadores, fazem parte da realidade que a comitiva portuense pretende expor, mostrando o seu efetivo impacto na qualidade de vida, no desenvolvimento económico, na criação de emprego, na eficiência do serviço público e, acima de tudo, na promoção da partilha do conhecimento e na transformação da cidade por todos.


Com efeito, a par da criação de parcerias com os meios cultural, empresarial, académico e governamental, o Porto quer também mostrar como vem implementando iniciativas tangíveis que permitem aos cidadãos experimentar e validar soluções inovadoras para os principais desafios que se colocam à cidade.


Desafios Porto, Porto Innovation Hub, Hackacity ou ScaleUpPorto são algumas das dinâmicas expostas na cimeira. A participação do município do Porto conta ainda com a participação de empresas, Omniflow, Ubiwhere e Monitar, que têm explorado  com a autarquia o desenvolvimento do conceito de cidade como Laboratório Vivo e Experimental.