Sociedade

Muita chuva, vento forte e agitação marítima agravam condições meteorológicas nas próximas horas

  • Notícia

    Notícia

#mno_alerta_chuva_forte.jpg

Miguel Nogueira

ATUALIZAÇÃO: o nível do aviso meteorológico passou a vermelho, a partir das 15 horas desta quinta-feira, devido à grande quantidade de precipitação que deverá cair até às 21 horas. O agravamento das condições meteorológicas no Porto levara anteriormente à emissão de avisos laranja para precipitação, vento e agitação marítima. Por precaução, a Proteção Civil Municipal cortou a Avenida de Dom Carlos I a partir das 20 horas.

O aviso amarelo existente para vento foi também alvo de atualização por parte do IPMA, estando agora previstas rajadas até 90 km/h, até às 9 horas de amanhã, quinta-feira. A partir das 9 e até às 15 horas de dia 19, quinta-feira, este aviso passa a laranja com rajadas até 95 km/h, sendo de nível vermelho a partir das 15 e até às 21 horas.  

A Proteção Civil Municipal informa assim para a previsão de precipitação forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada, das 18 horas desta quarta-feira até às 21 horas de amanhã, dia 19.

Encontra-se também previsto um aumento significativo da agitação marítima, com ondas de oeste/sudoeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir 10/13 metros de altura máxima, desde as 6 horas de amanhã, até às 6 horas de dia 20, sexta-feira.

Por precaução, torna-se necessário interromper a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 20 horas desta quarta-feira. O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo feita uma reavaliação da situação no início da manhã de dia 20, sexta-feira. Embora, neste momento, ainda não exista ainda qualquer aviso por parte do IPMA, esta situação poderá voltar a ocorrer nos próximos dias 21 e 22 de dezembro, próximo sábado e domingo.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes. Aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis - esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, placards e outras estruturas suspensas - que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados.

Este serviço municipal recomenda ainda a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de cheias rápidas.

Relativamente à agitação marítima que irá ocorrer nos dias 19 e 20 de dezembro, a Proteção Civil Municipal apela ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes.

A Câmara do Porto, através da Proteção Civil Municipal, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO 20/2019.

Em caso de emergência, é sugerido o contacto do 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.