Sociedade

Mozart para crianças e Jorge de Sena abrem dia em que a Feira do Livro debate o futuro da Terra

  • Notícia

    Notícia

#jq_07setembro_feira_do_livro_001.jpg

Uma oficina sobre Mozart para crianças abre as atividades de hoje na Feira do Livro do Porto, dia em que os Jardins do Palácio de Cristal vão lembrar Jorge de Sena e receber o poeta e músico brasileiro Arnaldo Antunes (Titãs, Tribalistas), além de reunir vários especialistas para debater o futuro da Terra. E terminar com Pedro Mexia a apresentar mais um filme de eleição.

Logo com a abertura da Feira, pelas 11 horas, tem início a oficina educativa para crianças Míni Mozart pela Casa da Música, em que as aventuras de Mozart e da sua irmã Maria Anna ditam os andamentos de uma viagem pela música do génio austríaco. E as propostas para o público mais novo continuam ao longo de todo o dia (consulte o programa detalhado AQUI ou descarregue-o AQUI).

Entretanto, às 12 horas, começa a lição "Jorge de Sena no Reino da Estupidez" com Jorge Vaz de Carvalho, que possibilita a revisitação do trabalho incrível de uma das mais fecundas e originais personalidades intelectuais e literárias do século XX português, a par de Pessoa.

Às 16 horas, é tempo de pensar a sustentabilidade do nosso planeta e o futuro da Humanidade, olhando os problemas das alterações climáticas e da biodiversidade, das micropartículas de plástico nos oceanos e das catástrofes humanas a partir de tragédias naturais. Com o auxílio de Nuno Ferrand de Almeida, Luísa Schmidt, Henrique Miguel Pereira e Arminda Deusdado, o debate vai ver se ainda pode existir "A esperança de habitar a Terra".

O comissário desta edição da feira do Livro do Porto, Nuno Artur Silva, volta a dinamizar um debate, pelas 19 horas, desta vez com o músico brasileiro Arnaldo Antunes (Titãs e Tribalistas), que é também um notável poeta e artista visual interventivo, trazendo assim luzes sobre a atual situação que o Brasil atravessa no tocante ao panorama artístico. Esta é mais uma sessão que será transmitida em streaming pela página de Facebook da Câmara do Porto).

O domingo termina com mais uma sessão do ciclo de cinema "Europa", desta vez com Pedro Mexia a apresentar o filme "Nada a esconder / Caché", que garantiu a Michael Haneke o prémio de melhor realizador no Festival de Cannes (2005). Como em toda a programação, também nesta sessão a entrada é livre.

Saiba todos os detalhes no Jornal da Feira do Livro (veja na plataforma Issuu ou descarregue em ficheiro pdf) e acompanhe a página oficial no Facebook.