Cultura

Mostra inédita reúne 85 joalheiros de todo o mundo

  • Notícia

    Notícia

A Collectiva, plataforma independente de joalharia de autor, convocou designers de todo o mundo para uma mostra inédita de joalharia contemporânea no Porto. A exposição, com venda ao público, inaugura a 22 de setembro, no âmbito das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda, no Porto, e contará com a presença de alguns dos autores em exposição.

A mostra irá estar em destaque no hall central do Centro Comercial Bombarda, em Cedofeita, e na loja-galeria Collectiva, também aí situada, permanecendo até final de outubro.

A seleção resulta de uma convocatória internacional que contou com mais de uma centena de candidaturas e cuja curadoria ficou a cargo da Collectiva, tendo por base critérios de inovação e criatividade. Entre os 85 autores selecionados, contam-se mais de 15 nacionalidades, com destaque para Japão, Coreia, China, Rússia, Brasil, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Itália, Turquia, Grécia, entre outros.

Além da exposição e venda das coleções, os autores selecionados estão também habilitados a vários prémios. A plataforma convidou um painel de especialistas para atribuir o "Prémio Collectiva Meeting", em que três marcas serão convidadas a integrar a loja-galeria pelo período de três meses, e ainda o "Prémio Portojóia", que irá eleger uma seleção de 8 a 10 marcas para o espaço Collectiva Meeting na principal feira de joalharia nacional, de 27 a 30 de setembro. A Faire Magazine associou-se ao evento e irá premiar uma marca com uma entrevista e editorial de moda exclusivo na revista e o público é também convidado a votar no seu autor de eleição, que terá entrada direta na Collectiva Meeting de 2019.

Formada por oito designers portuguesas (Ana Bragança Jewellery, Ana João Jewelry, Joana Santos - Joalharia de Autor, Lia Gonçalves - Joalharia de Autor, Mater Jewellery Tales, Marta Pinto Ribeiro Contemporary Jewellery, Susana Teixeira e Telma DA.), a Collectiva assume-se como plataforma de promoção de joalharia contemporânea, expondo e divulgando o trabalho de autores nacionais e internacionais. A primeira edição da Collectiva Meeting - International Exhibition vem materializar esta visão, trazendo ao Porto o trabalho de 85 joalheiros de todo o mundo.