Sociedade

Moradores do Centro Histórico convidados a dar ideias para melhorar o Largo do Dr. Tito Fontes

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto está a desenvolver uma ação de participação cívica, sexta-feira e sábado, dias 15 e 16 de março, com vista a reunir contributos dos habitantes do Centro Histórico para melhorar o Largo do Dr. Tito Fontes.

Entre as 10 e as 18 horas de ambos os dias, os moradores da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória são convidados a contribuir com ideias e propostas para o desenho de novas soluções para aquele largo.

A ação, desenvolvida através do Pelouro de Ambiente e Inovação em coordenação com a Associação Porto Digital, pretende assim levar os cidadãos a participar ativamente num processo que, tendo como principal objetivo trabalhar com a comunidade envolvente do Largo do Dr. Tito Fontes, visa encontrar possíveis propostas para o tornar mais atrativo e enquadrado com as necessidades dos cidadãos.

Esta iniciativa enquadra-se na nova estratégia de Município para o desenvolvimento de projetos focados no cidadão, recorrendo a metodologias criativas e analíticas que tenham como base a cocriação.

De forma transversal, essa nova estratégia pretende estimular a participação cívica, optimizar recursos e desenvolver projetos mais eficientes, ao mesmo tempo que desenvolve o espaço urbano de modo a fomentar a integração e coesão social. Passa ainda por promover a sustentabilidade da solução com o envolvimento de cidadãos e especialistas, envolvendo também empresas na criação de soluções sustentáveis.

O projeto é acompanhado por um website - https://portodigital.pt/projetolargodrtitofontes - que os moradores podem consultar para tomar conhecimento de todas as fases do processo e inscreverem-se nas várias iniciativas que vão decorrer ao longo do mesmo.